12 de dez de 2014

Manneken Fritas e Waffles [gr]

| por Gustavo Romero |

O que você sabe sobre a culinária belga? Nós admitimos; sabemos quase nada... Mas, recentemente, tivemos a oportunidade de conhecer um pouquinho mais sobre o tema, quando fomos convidados a ir mastigar na Manneken Fritas e Waffles! Confira agora o resultado desta aventura gastronômica!

Manneken Fritas e Waffles

A inspiração para a Mannaken surgiu da uma viagem à Bélgica feita por um casal que, maravilhados com o que mastigaram por lá, resolveram associar-se a outra dupla, que além de amigos, são "feras" na cozinha, para dar andamento ao projeto! Muita pesquisa e muitos testes foram feitos para se chegar a produtos considerados por todos como muito bons e fiéis aos originais belgas!

A casa funciona na Av. Cardeal da Silva, quase em frente à UCSal, e conta, portanto, com os estudantes como frequentadores habituais. Por outro lado, estacionar é um desafio e tanto: o local é bastante movimentado, as ruas são estreitas e bastante disputadas. Nós tivemos que andar um bom trecho, e somente depois notamos que existe um estacionamento pago mais próximo da loja.

Manneken Fritas e Waffles: Fachada (foto: Divulgação)
A fachada da Manneken Fritas e Waffles (foto: Divulgação)
A Mannaken oferece um espaço bastante reduzido para os clientes (algo em torno de 3 mesas pequenas), mas em compensação, bem arrumado, limpo e climatizado. A boa notícia é que está claro para os dois casais de sócios que é preciso abrir outra loja que ofereça acesso mais fácil e ambiente mais amplo.

Manneken Fritas e Waffles: Ambiente
O ambiente da Manneken Fritas e Waffles
Manneken Fritas e Waffles: Ambiente
O ambiente da Manneken Fritas e Waffles
Manneken Fritas e Waffles: Vitrine de Waffles
A vitrine de Waffles da Manneken Fritas e Waffles
Manneken Fritas e Waffles: Vitrine com ingredientes e molhos
A vitrine com ingredientes e molhos da Manneken Fritas e Waffles
Mas, vamos ao que realmente interessa: a comida! Em primeiro lugar, mastigamos a Batata Frita Belga, que é uma Batata muito semelhante à que encontramos normalmente nas lanchonetes da cidade, mas com alguns diferenciais na preparação, como a espessura do corte e a qualidade do Óleo utilizado, substituído conforme instruções do fabricante. O resultado é uma Batata medianamente crocante e absolutamente sequinha, fato comprovado pela limpeza da embalagem de papelão após o consumo do produto. Os clientes podem escolher alguns Molhos para acompanhar as Batatas e, acreditem, eles fazem toda a diferença. Nós provamos os 4 disponíveis: Barbecue, Gorgonzola, Cheddar e Billijack (este último é igual ao molho utilizado no Big Mac) e cada um dos Mastigadores teve as suas preferências: eu gostei mais dos dos primeiros e a Catarine, dos dois últimos... :)

Manneken Fritas e Waffles: Batata Frita Belga
A Batata Frita Belga da Manneken Fritas e Waffles
Manneken Fritas e Waffles: Batata Frita Belga e Molhos Cheddar, Barbecue, Gorgonzola e Billijack
A Batata Frita Belga e os Molhos Cheddar, Barbecue, Gorgonzola e Billijack da Manneken Fritas e Waffles
Os Waffles, por sua vez, estão divididos em Waffle Belga (salgado) e Waffle de Liege (doce).

Entre os Belgas, nós mastigamos um com cobertura de Kani, Cream Cheese e Molho Teriyaki e outro com recheio de Peito de Peru, Molho Barbecue e Queijo Ralado. Em formato de quadrado com aproximadamente 10 cm de lado, a Massa é macia, com um pequeníssimo toque de Sal. Em geral, o produto agradou bastante, e, mais uma vez, cada um de nós preferiu um sabor diferente. Somos complementares! <3

Manneken Fritas e Waffles: Waffle Belga com cobertura de Kani, Cream Cheese e Teriyaki
O Waffle Belga com cobertura de Kani, Cream Cheese e Teriyaki da Manneken Fritas e Waffles
Manneken Fritas e Waffles: Waffle Belga com cobertura de Peito de Peru e Barbecue
O Waffle Belga com cobertura de Peito de Peru e Barbecue da Manneken Fritas e Waffles
Mas o espetáculo mesmo está nos Waffles de Liege! Aqui, a Massa é arredondada, com tamanho semelhante à do Belga, e um pouco mais firme, tendendo para o adocicado. A comilança começou com um Waffle coberto com Nutella e Açúcar de Confeiteiro, o que, naturalmente, dispensa maiores comentários, já que todos sabem que qualquer coisa com Nutella fica maravilhosa!

Manneken Fritas e Waffles: Waffle deliege com cobertura de Nutella e Açúcar de Confeiteiro
O Waffle de Liege com cobertura de Nutella e Açúcar de Confeiteiro da Manneken Fritas e Waffles
Em seguida, foi a vez do Waffle coberto com Chocolate (cremoso, lembra um Ganache), Chantily e Cereja. Para minha surpresa, embora não leve Nutella na composição, este estava quase mais gostoso do que o primeiro! Continuando, foi a vez do Waffle coberto com Doce de Leite, Canela e Paçoca. Aqui, o que mais impressionou foi o sabor e textura do Doce de Leite, que demonstraram que estávamos diante de um ingrediente de primeira linha!

Manneken Fritas e Waffles: Waffle deliege com cobertura de Chocolate, Chantily e Cereja
O Waffle de Liege com cobertura de Chocolate, Chantily e Cereja da Manneken Fritas e Waffles
Manneken Fritas e Waffles: Waffle deliege com cobertura de Doce de Leite, Canela e Paçoca
O Waffle de Liege com cobertura de Doce de Leite, Canela e Paçoca da Manneken Fritas e Waffles
Para encerrar esta aventura gastronômica, foi a vez de provarmos um Waffle de Liege feito com uma Massa de Chocolate, novidade na casa. Além de ser mais escura, ela é mais macia e mais saborosa! A cobertura? Calda de Chocolate, Chantily, Sorvete de Creme e Leite Condensado. De todos os Waffles que mastigamos, este, certamente, foi o mais saboroso! Se tivéssemos mastigado apenas ele, a visita já teria se justificado!

Manneken Fritas e Waffles: Waffle deliege com Massa de Chocolate e cobertura de Calda de Chocolate, Chantily, Sorvete de Creme e Leite Condensado
O Waffle de Liege com Massa de Chocolate e Cobertura de Calda de Chocolate, Chantily, Sorvete e Leite Condensado da Manneken Fritas e Waffles
Os preços praticados pela Mannakem não assustam, variando de R$ 6,00 a R$ 10,00 tanto para as Batatas Fritas quanto para os Waffles. O problema é que é praticamente impossível mastigar apenas um dos itens, e, neste caso, a conta pode acabar ficando um pouco mais alta do que o desejável. Mas, vale muito à pena!

Esta aventura gastronômica nos ensinou um pouco sobre a culinária belga (agradecemos em especial ao Daniel - sócio, cozinheiro e leitor antigo do Mastigando em Salvador - pelo excelente papo) e nos deixou ansiosos pela próxima visita!

Os Mastigadores estiveram na Manneken Fritas e Waffles a convite para a elaboração deste post.

Manneken Fritas e Waffles
Av. Cardeal da Silva, 196 (ver mapa)
Federação
(71) 9272-7160

Um comentário:

  1. Agora preciso conhecer urgente!
    Eu era viciada no Waffle Belga que tinha no Shopping Barra e depois que fechou só comi novamente na Bélgica, nunca achei nada parecido em SSA e outras cidades por aqui.
    Quando comecei a ser seguida por um perfil do instagram que tinha Manneken no nome fiquei curiosa e depois empolgada ao ver que se tratava de uma loja de waffle belga!
    Acredito que com o período de férias do ano letivo a questão das vagas deva melhorar.

    ResponderExcluir

Os comentários no Mastigando em Salvador são muito bem vindos, mas deverão passar por um processo de moderação prévia. Para conhecer os critérios da moderação, consulte a nossa política de comentários, acessando: http://www.mastigandoemsalvador.com.br/p/politica-para-comentarios.html.

Resumidamente, os comentários que poderão ser rejeitados são aqueles que:

- Estejam fora do contexto do objeto da postagem e/ou do blog;
- Utilizem linguagem ofensiva e/ou incompreensível;
- Contenham injúrias, calúnias ou difamações, a respeito de quem quer que seja;
- Demonstrem claramente a intenção, por parte do autor do comentário, de tumultuar e/ou de desarmonizar o clima do blog;
- Contenham propaganda (spam); ou
- Contenham links externos, salvo quando forem fortemente relacionados ao objeto da postagem.

Os comentários publicados NÃO representem a opinião do blog Mastigando em Salvador e da sua equipe, e todo o seu conteúdo é de responsabilidade exclusiva dos seus respectivos autores. Nós não nos responsabilizamos por eles.

Caso tenha alguma dificuldade em fazer um comentário, verifique se está utilizando o navegador MS Internet Explorer. Alguns leitores tem reportado problemas para comentar utilizando este navegador. Esta situação está fora do nosso controle e não pode ser corrigida por nós.

Tecnologia do Blogger.