22 de out de 2015

Chef Vitor Pires [ch & gr]

| por Catarine Heiter e Gustavo Romero |

O jovem chef Vitor Pires é natural do Algarve (Portugal) e desembarcou em terras baianas trazendo consigo as mais deliciosas receitas da sua terra natal! Ele presta o serviço de Personal Chef e também comercializa alguns Doces típicos portugueses. Nós fomos convidados por ele e por sua esposa para conhecer o seu trabalho!


Se você gosta de fazer pequenos eventos ou reuniões de amigos em casa e ainda não conhece o serviço de Personal Chef, não sabe o que está perdendo! O conceito é, basicamente, contar com a presença de um chef em sua casa, que irá preparar um menu previamente acordado e servir os seus convidados! Tudo se inicia com uma entrevista e com a avaliação da estrutura da cozinha do cliente. Em seguida, o menu é definido. No dia combinado, o chef, já de posse dos ingredientes, vai até a casa do cliente, prepara a refeição, serve e, ao final, deixa a cozinha do jeito que encontrou! Cômodo e elegante!

Para conhecer o trabalho do chef Vitor Pires, estivemos em sua residência e o menu foi escolhido a dedo pelo próprio chef, com pratos típicos de seu país.

A Entrada foi uma porção de Bacalhau com Natas, acompanhado de uma pequena Salada de Rúcula, Tomate Cereja e Balsâmico. Ao lembrar do Prato é impossível não recordar a textura, tão logo pensamos no sabor. Logo após a primeira garfada fica a sensação de que nunca mastigamos nada parecido antes. É cremoso, é suave, é delicado, é autêntico! E, com certeza, surpreende até mesmo quem já é fã de Bacalhau.

O Bacalhau com Natas e Salada preparado pelo Chef Vitor Pires
Em seguida, o Prato Principal: a Cataplana à Algarvia (feita com Polvo, Camarão e Mexilhão). Para quem, assim como nós, não sabe, a Cataplana é (segundo o chef e a Wikipédia) "um recipiente para cozinhar alimentos típico do Algarve. Também se usa o mesmo termo para designar os alimentos confeccionados nesse recipiente".

A Cataplana do Chef Vitor Pires
O Prato chega à mesa e aguça a curiosidade não apenas por ser um desconhecido para nós. O visual do recipiente chama a atenção logo no início, já que seu formato lembra - perdoem a comparação esdrúxula - o de um disco voador. Aberta a tampa, o interesse se mantém quando avistamos um colorido protagonizado pelos Pimentões. Por fim, o aroma denuncia o que o sabor confirma: é realmente muito bom! Perfeito para mastigar com um Pãozinho e se deliciar com o Caldo! Aquele gostinho de comida caseira, capricho no preparo, comida de verdade: este é o resumo da obra. Um Prato para se aventurar de coração aberto e com a certeza de que tudo acabará bem no final!

A Cataplana a Algarvia preparada pelo Chef Vitor Pires
A Cataplana a Algarvia preparada pelo Chef Vitor Pires
Mas não pense que acabou! Um jantar que se preze tem que ter a Sobremesa! Neste caso, a eleita pelo chef foi o Duo de Doces portugueses, composto por um Mini Pastel de Belém e um Mini Pastel de Amêndoa Portuguesa. Como acompanhamento, o exótico Sorvete de Azeite Doce!

O Duo de Doces Portugueses (Pastel de Belém e Pastel de Amêndoa Portuguesa) com Sorvete de Azeite Doce preparados pelo Chef Vitor Pires
Comecemos pelo Sorvete: uma criação inusitada do chef, que nos surpreendeu bastante! Em um primeiro momento, não conseguimos identificar o sabor, mas foi impossível não perceber que o paladar acusava algum nível de reconhecimento sobre o ingrediente principal! Definitivamente, uma criação brilhante! É exótico e extremamente saboroso.

O Pastel de Belém, feito com Massa Folhada, apresentou textura bem leve e sabor equilibrado. Nós, que só tínhamos provados alguns produzidos por algumas lojas e confeitarias da nossa região, não temos dúvidas: este é muito superior! Por sua vez, o Pastel de Amêndoa Portuguesa é menos doce, mas igualmente saboroso. Ambos os Pastéis são aquele tipo de Sobremesa que derrete na boca e deixa o desejo de mais uma mastigada! O resultado final foi uma Sobremesa muito bem executada, mesclando tradição e novidade! Visualmente encantadora, fechou o jantar com aquela sensação de maestria!

Findo o jantar, saímos muito satisfeitos da casa do chef Vitor Pires. Além do talento na cozinha, o chef (assim como sua esposa) se mostrou uma pessoa extremamente agradável e educada. Mais um bom diferencial para alguém que pretende ir até a casa dos clientes para prestar um serviço tão pessoal!

E se você se animou com os Pastéis, o chef os comercializa sob encomenda. Uma excelente opção para sua festa ou reunião de amigos!

Os Mastigadores estiveram na residência do chef Vitor Pires a convite para a elaboração deste post.

Chef Vitor Pires
(71) 9988-6214
http://www.facebook.com/chefvitorpires
http://instagram.com/chefvitorpires

2 comentários:

  1. Gostei da proposta do chef e da apresentação dos pratos.... Só por curiosidade, quanto sairia um menu desse? Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Felipe Almeida, como fomos convidados, não tivemos acesso aos valores, mas, durante a conversa, o Vitor disse que procura trabalhar com valores justos, sem exageros! Vale à pena consultá-lo!

      Excluir

Os comentários no Mastigando em Salvador são muito bem vindos, mas deverão passar por um processo de moderação prévia. Para conhecer os critérios da moderação, consulte a nossa política de comentários, acessando: http://www.mastigandoemsalvador.com.br/p/politica-para-comentarios.html.

Resumidamente, os comentários que poderão ser rejeitados são aqueles que:

- Estejam fora do contexto do objeto da postagem e/ou do blog;
- Utilizem linguagem ofensiva e/ou incompreensível;
- Contenham injúrias, calúnias ou difamações, a respeito de quem quer que seja;
- Demonstrem claramente a intenção, por parte do autor do comentário, de tumultuar e/ou de desarmonizar o clima do blog;
- Contenham propaganda (spam); ou
- Contenham links externos, salvo quando forem fortemente relacionados ao objeto da postagem.

Os comentários publicados NÃO representem a opinião do blog Mastigando em Salvador e da sua equipe, e todo o seu conteúdo é de responsabilidade exclusiva dos seus respectivos autores. Nós não nos responsabilizamos por eles.

Caso tenha alguma dificuldade em fazer um comentário, verifique se está utilizando o navegador MS Internet Explorer. Alguns leitores tem reportado problemas para comentar utilizando este navegador. Esta situação está fora do nosso controle e não pode ser corrigida por nós.

Tecnologia do Blogger.