22 de jul de 2012

Ifood.com.br Delivery: Nossas experiências [ch]

por Catarine Heiter

O Ifood.com.br é um serviço na Internet que faz a mediação de pedidos de comida com entrega em domicílio. Eles possuem diversos restaurantes cadastrados e fica muito mais fácil escolher quando se está em um mesmo site visualizando e comparando tudo: preço, localização, tempo de espera, dentre outros pontos.

Ifood.com.br

Em teoria, parece ser uma ótima idéia, principalmente quando a gente quer pedir uma refeição mas ainda não decidiu ao certo sobre o que pedir nem onde pedir.

Nas minhas primeiras visitas ao site, fiquei surpresa com a quantidade de bons restaurantes que estão listados e também com a animadora chance de conhecer alguns locais que só trabalham com a modalidade de delivery (e que eu nunca nem tinha ouvido falar). No entanto, nas vezes em que fui efetivamente fechar um pedido, observei que a maioria dos restaurantes apenas está listado por lá.... Na prática, aparecem como indisponíveis (fechados) para pedidos.

Resolvemos experimentar o serviço do Ifood.com.br pedindo uma Pizza. Nesta primeira experiência, que aconteceu em uma noite de um dia de semana qualquer, nosso foco estava voltado para restaurantes dentro do bairro, pois assim a taxa de entrega ficava mais em conta.

O processo de fazer um pedido é muito simples. Todo o cardápio do local aparece listado e o cliente vai selecionando os produtos que deseja. Seleciona ainda o tipo de pagamento e aguarda. Nossa escolha foi a Calzoneria Pizzato e a Pizza selecionada, no tamanho grande e com massa tradicional, foi uma meia Vegetariana e meia Lombo (R$ 23,99). O refrigerante de um litro custou R$ 3,50 e a taxa de entrega foi
igual a R$ 2,50.

Ifood.com.br: A caixa da Pizza meia Vegetariana meia Lombo da Calzoneria Pizzato
A caixa da Pizza da Calzoneria Pizzato, entregue através do serviço Ifood.com.br
Ifood.com.br: A Pizza meia Vegetariana meia Lombo da Calzoneria Pizzato
A Pizza meia Vegetariana meia Lombo da Calzoneria Pizzato, entregue através do serviço Ifood.com.br
O tempo de entrega foi respeitado e a Pizza estava com uma apresentação boa, mas não agradou quanto ao sabor. A metade Vegetariana decepcionou menos que a de Lombo. A massa também não agradou. Ao menos, o Refrigerante estava gostoso... :)

Mas nós não desanimamos. Em outra ocasião, acessamos novamente o Ifood.com.br para pedir outra Pizza. Resolvemos experimentar um restaurante diferente. Era feriado e quase não havia estabelecimentos disponíveis, o que é bastante curioso, já que se trata de um serviço de delivery, que não deveria ser afetado por um feriado. Mesmo assim, conseguimos fazer um pedido no Restaurante e Pizzaria Sabor a Lenha, que garantia 30 minutos de tempo de espera (já que estava fora do bairro). No entanto, esperamos por quase uma hora e nada! Ligamos diretamente para o restaurante no intuito de cancelar o pedido e o gerente nos informou que a demanda estava muito grande, mas que nossa Pizza já estava a caminho. Resultado: no total, esperamos pouco mais de 75 minutos (quase 3 vezes o tempo previsto inicialmente), para que a Pizza efetivamente fosse entregue.

Ifood.com.br: A caixa da Pizza meia Portuguesa meia Quatro Queijos do Restaurante e Pizzaria Sabor a Lenha
A caixa da Pizza do Restaurante e Pizzaria Sabor a Lenha, entregue através do serviço Ifood.com.br
Ifood.com.br: A Pizza meia Portuguesa meia Quatro Queijos do Restaurante e Pizzaria Sabor a Lenha
A Pizza meia Portuguesa meia Quatro Queijos do Restaurante e Pizzaria Sabor a Lenha, entregue através do serviço Ifood.com.br
Ela chegou quentinha, mas estava claro que foi preciso esquentar depois de assada. A massa denunciava, pois estava molhada. Escolhemos os sabores Portuguesa e Quatro Queijos (R$ 25,00 para o tamanho grande). Ambos estavam apenas satisfatórios, apesar da ótima apresentação. Ah, a entrega foi gratuita (preferia que não fosse mas que respeitasse o horário...).

O legal é que o Ifood.com.br permite que possamos dar um feedback sobre o serviço prestado. Sendo assim, todas as críticas foram devidamente escritas e enviadas ao site. Contudo, nunca recebemos um retorno a respeito delas.

Tínhamos recebido boas indicações sobre o serviço. Os relatos de boas experiências de algumas pessoas conseguiram gerar em nós uma grande expectativa, que foi abruptamente frustrada com o que observamos de fato. Uma pena. Nós não arriscaremos mais!

Ifood.com.br Delivery

25 comentários:

  1. Também não tive boa experiência, mas acredito que esteja ligado à escolha da pizzaria, não ao site

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    1. Zara, sem dúvida! Entretanto, cabe ao site verificar a qualidade dos seus parceiros. Ademais, os mais conhecidos, sempre estão com o status de indisponível...

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  2. Não tive uma boa experiência ao pedir pelo iFood duas vezes.
    Na primeira eu pedi o China in Box e já eram quase 22 horas, fiz o pedido e esperei mais de uma hora e simplesmente eles não entregaram!
    Fiquei retado porque naquele horário não daria pra pedir mais nada.
    Da segunda vez também com a China in Box eu pedi demorou muito pra chegar e eles não mandaram agricode! liguei pra lá e eles informaram que eu tinha que pedir pra eles mandarem. Mas na hora da compra não tem opção de agridoce. Enfim, não tive experiências muito boas...

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    1. cassiodourado, você mandou essas observações para o Ifood? Se sim, recebeu algum retorno?

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  3. Ain,garotos...Também achei que o Ifood fosse uma boa,mas também tive problemas... A meu ver,é melhor ter em mãos os telefones dos estabelecimentos que já costumo frequentar,que entregam em delivery...

    beijo ;♥

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    1. Madame Y., a julgar pelos comentários, eles têm muito o que melhorar... É uma pena, o serviço é uma boa idéia, na medida em que aglutina no mesmo lugar diversas opções.

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  4. Pizza boa em brotas é a fiorella, na 3etapa do con. vale das flores!
    Sou bem exigente pra comer fora, não gosto de muita frescura e sim de um bom tempero.
    Aqui tá o site da pizza que falei,

    http://www.pizzariafiorella.com.br/

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  5. após ter sido informado pelo representante do ifood sobre o comentario feito por vc, resolvi como propietária da calzoneria pizzato, lhe informar q o orégano ingerido por vc antes de degustar a minha pizza deixou vc viajando na maionese , pois em primeiro lugar o sabor citado por vc como lombo pode ser constatado na foto postada q se trata de bacon, um diferença q somente uma pessoa fora das perfeitas faculdades mentais não seria capaz de distigüir.
    Mas, tudo bem tenho certeza q vc não sabia q está lhe dando com uma motequeira ,muito menos sabe q o carater das motoqueiras são forjado no calor do asfalto,no frio do vento e na agua da chuva ,não se vende e não corre de uma boa competição e sendo assim lanço agora esta competição da seguinte forma: apartir de agora o seu blog tem um mês para através do email maisa.neri@gmail.com cadastrar um minimo de 1000 pessoas p dentro destas sortearmos alheatoriamente 5, q não terão custo algum,p q estas sim dêem um feedback verdadeiro e não de uma pessoa q se vende p marcas, pois tenho certeza q è com este tipo de pessoa q estou lhe dando. Espero a sua resposta

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    1. Oi Maisa Neri! Obrigada pelo seu comentário, ficou bem engraçado! rsrs..
      Ficamos felizes em saber que realmente o Ifood informa sobre as avaliações feitas! Uma pena que não entrem em contato com o cliente para dar algum retorno :(
      No momento não estamos cadastrando novos parceiros... No entanto, se continuar existindo interesse, enviaremos a proposta de parceria para seu email no decorrer do próximo mês (quando estaremos abrindo novamente o nosso cronograma)!

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    2. Boa noite!

      Venho pro meio desta ferramenta prestar alguns esclarecimentos sobre os comentários a respeito da Sabor a Lenha.
      O consumidor tem todo o direito de ter as suas impressões e de expressá-las, porém, se não conhece bem sobre o que vai falar e também não conhece a empresa da qual vai falar, deve ter um pouco de cautela para não falar bobagem.
      Concordo que o tempo de entrega deve ser respeitado, porém o site não aceita mudanças instantâneas neste parâmetro, e como a própria cliente relatou, o dia foi atípico, muitos estabelecimentos fechados e num feriado, então creio que possa ser dado um desconto já que uma hora e quinze para uma entrega fora do bairro não é nenhum absurdo para nenhuma pizzaria em Salvador.
      Sobre o segundo comentário, "Ela chegou quentinha, mas estava claro que foi preciso esquentar depois de assada. A massa denunciava, pois estava molhada", posso garantir que a pizza não foi esquentada, até mesmo porque trabalhamos com rodízio e se a pizza ficasse pronta sem motoboy no estabelecimento, ela teria sido servida na casa, não perderíamos nada com isso. Só para aesclarecer, a caixa molha quando a pizza vai muito quente para a bag e fica mais tempo do que deveria, ou seja, nada a ver com o comentário.
      De qualquer forma, já foi providenciada a alteração do tempo de entrega para uma hora no site por medida de segurança, já que normalmente demora menos.
      Convido à cliente que faça uma nova tentativa, se for do interesse para desfazer a má impressão, com certeza ficará satisfeita com a qualidade da pizza e também com o tempo para atendimento.

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    3. Boa noite!

      Venho pro meio desta ferramenta prestar alguns esclarecimentos sobre os comentários a respeito da Sabor a Lenha.
      O consumidor tem todo o direito de ter as suas impressões e de expressá-las, porém, se não conhece bem sobre o que vai falar e também não conhece a empresa da qual vai falar, deve ter um pouco de cautela para não falar bobagem.
      Concordo que o tempo de entrega deve ser respeitado, porém o site não aceita mudanças instantâneas neste parâmetro, e como a própria cliente relatou, o dia foi atípico, muitos estabelecimentos fechados e num feriado, então creio que possa ser dado um desconto já que uma hora e quinze para uma entrega fora do bairro não é nenhum absurdo para nenhuma pizzaria em Salvador.
      Sobre o segundo comentário, "Ela chegou quentinha, mas estava claro que foi preciso esquentar depois de assada. A massa denunciava, pois estava molhada", posso garantir que a pizza não foi esquentada, até mesmo porque trabalhamos com rodízio e se a pizza ficasse pronta sem motoboy no estabelecimento, ela teria sido servida na casa, não perderíamos nada com isso. Só para aesclarecer, a caixa molha quando a pizza vai muito quente para a bag e fica mais tempo do que deveria, ou seja, nada a ver com o comentário.
      Será que é exigente assim também com os estabelecimentos parceiros?
      Também quero ser seu parceiro rsrs...
      De qualquer forma, já foi providenciada a alteração do tempo de entrega para uma hora no site por medida de segurança, já que normalmente demora menos.
      Convido à cliente que faça uma nova tentativa, se for do interesse para desfazer a má impressão, com certeza ficará satisfeita com a qualidade da pizza e também com o tempo para atendimento.

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    4. Agradeço o seu comentário e suas justificativas!

      Eu consigo entender claramente, agora que você explicou, que a pizza pode não ter sido esquentada. Mas então ela estava mesmo com problemas, pois estava realmente com muita umidade. A questão é ver o que pode ter acontecido para que não esteja se repetindo sem você ao menos saber! Em nossa opinião, apenas o calor não pode ter gerado aquele aspecto. A gente entende MUITO de pizza e não estaríamos reclamando se não estivesse estranho!

      Mas não se preocupe, não ficamos com má impressão neste sentido. Achamos realmente problemática somente a questão da entrega, que demorou mesmo após o nosso contato telefônico. Interessante você pontuar que já buscou ajuste via site, pois pelo menos gera uma expectativa mais real em caso de atraso. Ponto positivo!

      Caso haja real interesse em uma parceria, podemos envir o nosso midia kit para seu email e estudar a formalização da mesma (só não podemos efetivá-la neste mês pois não trabalhamos com dois parceiros do mesmo segmento ao mesmo tempo). Existem sim algumas exigências e você poderá conhecê-las se evoluirmos a discussão neste sentido!


      Gostei de saber que vocês oferecem rodízio e fiquei interessada. Vou colocar o Sabor a Lenha na nossa lista e é possível que façamos uma visita por aí! Abraços

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  6. Este comentário foi removido pelo autor.

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    1. maisa Neri, acho que é hora de colocar ordem na casa.

      Note que os seus comentários estão violando as nossas políticas, informadas logo abaixo do formulário, uma vez que você está utilizando linguagem ofensiva e grosseira. Entretanto, eles não serão removidos, até para que todos os leitores possam ver o baixo nível da pessoa que fala em nome da Calzoneria Pizzato.

      A sua postura demonstra, além nível cultural rasteiro, o seu completo despreparo para lidar com críticas (que, neste caso, foram bastante brandas) e, pior, tenta negar o nosso direito de deixar de gostar de alguma coisa. É assim que você trata os seus clientes? Exigindo a qualquer custo que eles gostem do seu produto?

      Informo que os seus comentários ofensivos serão enviados à administração do Ifood.com.br, para que eles possam tomar conhecimento do tipo de parceiro que se encontra cadastrado no site em questão.

      Por fim, não irei mais tolerar comentários adicionais que desrespeitem as nossas políticas. Caso o problema se repita, eles serão removidos. Esta é a minha casa, e não vou aceitar visitantes que vêm até aqui com a intenção de bagunçá-la. Meu blog, minhas regras. Se não concorda com elas, a porta da rua é cortesia da casa.

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    2. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

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  7. Ainda não experimentei os serviços do iFood mas, conhecendo bem o atendimento em nossa cidade (onde péssimo é elogio) e, tendo como exemplo o "bom atendimento pós-venda" dado acima pela proprietária da Calzoneria Pizzato, creio que a culpa nem é do site mas, sim, dos estabelecimentos. Infelizmente, em Salvador, ser bem atendido é exceção e não regra e, quando bem atendido, pode perguntar de onde é a pessoa. Certamente não será baiana. Aqui somos expulsos de restaurantes com garçons empilhando mesas e cadeiras em nossa frente. Somos mal atendidos por pessoas despreparadas para lidar com o público. E, se reclamamos do atendimento, ainda somos destratados. Ao abrir um negócio deve-se entender que existem duas maneiras do cliente reclamar: uma com a boca e, a outra, com os pés. Agradeça SEMPRE àquele cliente que reclama com a boca. Pois é este que está enxergando as falhas no seu negócio que você, que está ali muito envolvido, não consegue enxergar. É ele que te dá o feedback para atender bem aos seus clientes e oferecer o diferencial que atrairá mais clientes para você. O cliente que reclama com os pés, é aquele acha o seu produto ou serviço uma porcaria, vai embora, nunca mais retorna, e ainda fala mal de você para todos os amigos que encontra. Resultado? Você não perde apenas um cliente... perde dezenas!

    Até então esse foi o meu comentário sobre o post, onde não vi nada demais a não ser a análise sobre um serviço, da mesma forma que é feita em todos os outros posts deste blog. Agora, vem o meu recado pessoal. Nunca consumi na Calzoneria citada acima e, se fosse apenas uma falha (que pode ocorrer em qualquer empresa), eu não me importaria de testar os serviços. Mas dada a má educação com que a proprietária tratou o assunto, não só não consumirei como, também, não recomendarei que meus amigos consumam em um estabelecimento onde, caso não gostem do produto, terão que engoli-lo à força por alguém que não aceita críticas. Em resumo: não vou consumir não pelo que foi escrito no post, mas sim pelos péssimas maneiras da proprietária. Sim! A culpa de perder um cliente (ou vários) é sua e toda sua!

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  8. Olá boa noite a todos!
    Meu nome é Ettore Rossi e sou representante da praça iFood Salvador.
    Fui informado pela nossa sede em São Paulo destas postagens que foram inseridas neste blog.
    Meu contato é ettore.rossi@ifood.com.br e estou à disposição sobre o nosso servico na capital baiana e também sobre os nosso parceiros locais.

    Obrigado pela atenção,

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    1. Ettore Rossi, obrigado pelo contato. Enviamos um email para você.

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  9. Olá. O seu e-mail não chegou.
    Havendo problema , pode enviar também para ettore@bahiadelivery.com.br
    Obrigado.

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    1. Ettore Rossi, já reenviamos o email, desta vez para os dois endereços informados. Caso não o receba, sugerimos que verifique a pasta de spam ou lixo eletrônico.

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  10. Dei risada com essa "Maisa Neri". O Gustavo poderia ter deixado os outros comentários para garantir mais risadas. ;)
    Estava procurando pizzarias, inclusive.

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    1. O Lapso, um dos comentários foi apagado por ela mesma (o que está escrito "Este comentário foi removido pelo autor."). Os demais ("Este comentário foi removido por um administrador do blog."), foram apagados por mim, porque o nível estava muito baixo mesmo.

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