12 de mai. de 2014

Jardim da Pizza [gr]

| por Gustavo Romero |

O Jardim da Pizza é, provavelmente, o estabelecimento sobre o qual mais recebemos indicações positivas dos leitores! Mas nós demoramos bastante para ir visitar o local, por questões que explicaremos a seguir. Uma pena, pois, mesmo antes de escrever a resenha, é preciso dizer: valeu muito à pena!

Jardim da Pizza

Localização e estacionamento

A pizzaria está situada em Piatã, numa área residencial a cerca de 500 metros da orla (abaixo você encontra um link para o mapa). O problema é que a região desperta uma certa desconfiança para quem não está acostumado a circular por lá, especialmente à noite. As ruas são escuras e um tanto desertas, fatos que transmitem uma desconfortável sensação de insegurança, especialmente porque a nossa cidade está cada vez mais violenta. Tanto que, da primeira vez em que estivemos por lá, acabamos decidindo não ficar, justamente por este temor, mas como os leitores garantiram que o temor é infundado, resolvemos arriscar. Neste contexto, é fácil perceber que é extremamente fácil encontrar um local para estacionar.

Jardim da Pizza: Fachada
A fachada do Jardim da Pizza
Ambiente e atendimento

A pizzaria ocupa um salão não muito grande no que deve ter sido, no passado, uma casa residencial, em cujas beiradas encontramos muitas folhas e flores. A iluminação é fraca e as mesas, de madeira, ficam muito próximas umas das outras, o que dificulta a circulação pelo salão e reduz a privacidade dos clientes. No geral, o local é agradável.

Jardim da Pizza: Ambiente
O ambiente do Jardim da Pizza
Jardim da Pizza: Ambiente
O ambiente do Jardim da Pizza
Jardim da Pizza: Ambiente
O ambiente do Jardim da Pizza
No local não existem garçons para atender os clientes, apenas algumas funcionárias que fazem a limpeza das mesas e a arrumação geral do salão. O funcionamento da casa é simples: o cliente escolhe um ou dois sabores de Pizza, preenche uma ficha e vai até o caixa, para fazer o pedido e o pagamento. Depois que a Pizza fica pronta, o cliente é chamado pelo nome e recebe o produto. Tanto a caixa quanto as funcionárias se mostraram muito atenciosas e agradáveis.

Comida

As Pizzas da casa são em tamanho único, com 8 fatias. Estão disponíveis 16 sabores, além da Pizza do Dia (com composição variável a depender da data) e de 2 sabores de Pizzas Doces. Cada sabor leva o nome de uma pessoa, e é possível escolher, no máximo, 2 sabores para a Pizza.

Nós escolhemos uma Pizza metade Evelyn (Pesto), metade Tiago (Carne de Fumeiro, Parmesão, Cebola e Coentro). Com apresentação excelente, que deixa clara a "artesanalidade" da preparação, a Pizza surpreendeu a cada mastigada! A Massa é fininha e muito saborosa, independentemente do também fantástico Molho de Tomate. O sabor Evelyn tem um aroma delicioso e vem acompanhado de mais Tomates deliciosos! Bem mais leve que o sabor Thiago, nem de longe pode ser classificada como "simples" por apenas ser feita com Pesto. Já o segundo sabor, é bem mais encorpado e igualmente bastante recheado. A combinação dos ingredientes resulta em uma Pizza muito interessante e que foi completamente aprovada por nós!

Jardim da Pizza: Pizza metade Evelyn (Pesto) metade Tiago (Fumeiro e Parmesão)
A Pizza metade Evelyn (Pesto) metade Tiago (Fumeiro e Parmesão) do Jardim da Pizza
Jardim da Pizza: Pizza metade Evelyn (Pesto) metade Tiago (Fumeiro e Parmesão)
A Pizza metade Evelyn (Pesto) metade Tiago (Fumeiro e Parmesão) do Jardim da Pizza
Para mastigar, os clientes não contam com pratos e talheres, mas, sim, com uma espécie de espátula de papelão metalizado, o que torna a tarefa um pouco complexa, especialmente nos sabores em que há abundância de queijo derretido no recheio. Na nossa opinião, a operação seria mais simples se fossem utilizadas luvas, como algumas pizzarias fazem.

Como Sobremesa, escolhemos um Escondidinho de Morango, um Doce preparado por uma das funcionárias da casa que leva um Creme de Chocolate, misturado com Leite Condensado e pedaços de Morango. Maravilhoso! O Creme de Chocolate é pouco doce e harmoniza-se perfeitamente com o azedinho do Morango e com o doce mais forte do Leite Condensado, resultando numa Sobremesa muito equilibrada.

Jardim da Pizza: Escondidinho de Morango
O Escondidinho de Morando do Jardim da Pizza
Diferenciais e preço

O cuidado com a qualidade dos produtos é demonstrado muito claramente, tanto no site da pizzaria quanto no folheto em que estão listados os sabores. Em primeiro lugar, eles informam que a Massa, preparada na véspera ou na manhã, para ser utilizada à noite, é de fermentação lenta, o "que garante a quebra dos carboidratos complexos", tornando o produto mais facilmente digerível e saboroso.

O Molho de Tomate é totalmente artesanal, e os Tomates (Sweet Grape) são adquiridos diretamente do produtor, que os cultiva através das melhores práticas. Boa parte dos ingredientes são orgânicos e produzidos num sítio em Mucugê (Sítio Sincorá) e, a partir de 2013, eles deixaram de utilizar o Óleo de Soja, tendo o substituído pelo Óleo de Girassol, mais saudável.

O forno a lenha também é parte importante do processo. Ele trabalha a 350 graus de temperatura, que seria a ideal para garantir o melhor resultado. Desta forma, em apenas 2 minutos a Pizza já está assada!

Todos estes cuidados são decisivos para tornar as Pizzas tão saborosas! Apesar disso, o preço cobrado é surpreendentemente baixo: cada Pizza sai por apenas R$ 26,50, independentemente do sabor escolhido. Isso é possível, pelo que entendemos, em função da estrutura enxuta (ausência de garçons e de pratos e talheres). O Escondidinho de Morango saiu por R$ 6,00 e valeu cada centavo.

Conclusão

Reafirmando o que foi dito na introdução, é uma pena que tenhamos demorado tanto para ir conhecer o Jardim da Pizza. Sem dúvida, a Pizza está entre as melhores que já mastigamos, tanto no que se refere à Massa, quanto ao Recheio. Some-se a isso o preço baixo, e temos uma opção muito interessante! Não é à toa que tantos leitores nos indicaram uma visita ao local. 

Serviço

Jardim da Pizza
Rua Ozi Miranda, 12 - Piatã (ver mapa)
(71) 3498-8862

9 comentários:

  1. Tenho a sorte de morar pertinho dessa maravilhosa pizzaria. Sim, as ruas escuras intimidam um pouco mas vale a ida porque lá no estabelecimento e´tranquilo, na rua tem comércio e padaria etc que ajudam um pouco nessa questão de "segurança"

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Marcio Melo, é ótimo ouvir o depoimento de um morador da região! Quando não se está acostumado a circular numa determinada região, as ruas escuras e com menos movimento acabam intimidando um pouco. Que bom que esta é uma falsa sensação!

      Excluir
  2. Muito feliz e grata pelo reconhecimento do nosso trabalho. O nosso Jardim não é só um restaurante é um projeto de vida. O nosso objetivo é oferecer um produto saudável, saboroso e barato, por que todo mundo merece comer bem! Ainda chegaremos a concretiza-lo e teremos uma pizza 100% orgânica, cultivada por nós. Grande abraço, e parabéns pelo trabalho de vocês.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ana Luisa Pimentel, parabéns por terem alcançado o objetivo (produto saudável, saboroso e barato)!. Como foi dito na resenha, muitos leitores nos indicaram uma visita ao Jardim da Pizza, e isso ocorreu por méritos de vocês!

      Excluir
  3. sou cliente a 4 anos e muito fã do Jardim da Pizza!!

    ResponderExcluir
  4. Sempre vou e nunca tivemos problema com segurança. Moro perto, vou de carro, deixo na rua, e sempre sem problemas.

    ResponderExcluir
  5. a questao da luva, empregada em outras pizzarias, eh algo que realmente nao acredito que deva ser adotado por esta, que funciona desde a origem com o mesmo esquema! isso que da ao local sua tradicionalidade, e, na minha opiniao, assim deve continuar!! no mais, boa materia!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Marcellinho, na minha opinião, existem casos, como este, em que a tradicionalidade não deve se sobrepor à praticidade. Mas, ok, tudo é uma questão de ponto de vista. No mais, obrigado pelo elogio!

      Excluir
  6. Apesar de vc ter q fazer seu próprio atendimento vale a pena procurar o local pois tem uma pizza maravilhosa.

    ResponderExcluir

Os comentários no Mastigando em Salvador são muito bem vindos, mas deverão passar por um processo de moderação prévia. Para conhecer os critérios da moderação, consulte a nossa política de comentários, acessando: http://www.mastigandoemsalvador.com.br/p/politica-para-comentarios.html.

Resumidamente, os comentários que poderão ser rejeitados são aqueles que:

- Estejam fora do contexto do objeto da postagem e/ou do blog;
- Utilizem linguagem ofensiva e/ou incompreensível;
- Contenham injúrias, calúnias ou difamações, a respeito de quem quer que seja;
- Demonstrem claramente a intenção, por parte do autor do comentário, de tumultuar e/ou de desarmonizar o clima do blog;
- Contenham propaganda (spam); ou
- Contenham links externos, salvo quando forem fortemente relacionados ao objeto da postagem.

Os comentários publicados NÃO representem a opinião do blog Mastigando em Salvador e da sua equipe, e todo o seu conteúdo é de responsabilidade exclusiva dos seus respectivos autores. Nós não nos responsabilizamos por eles.

Caso tenha alguma dificuldade em fazer um comentário, verifique se está utilizando o navegador MS Internet Explorer. Alguns leitores tem reportado problemas para comentar utilizando este navegador. Esta situação está fora do nosso controle e não pode ser corrigida por nós.

Tecnologia do Blogger.