27 de nov. de 2011

Entrega de prêmios e Resultado da Pesquisa

Estamos divulgando a entrega dos prêmios da promoção Rincão dos Mastigadores e os resultados da Pesquisa de Opinião preenchida pelos participantes da promoção, com os nossos comentários. Entendemos que alguns itens da pesquisa são de interesse exclusivo do blog, e, por isso, não tiveram seus resultados publicados.

Entrega dos vouchers

O primeiro a receber o voucher que deu direito a dois rodízios na churrascaria Rincão Grill foi o leitor Vitor Lima (junto da sua família) e, o segundo, o leitor Bruno Bello:
 
Vitor Lima e sua família com o voucher
Bruno Bello com o voucher
 Agora, os principais resultados da Pesquisa de Opinião:

- 1ª culinária que mais aprecia: 



 - 2ª culinária que mais aprecia:


- Quando você lê um post no Mastigando em Salvador a respeito de um estabelecimento que você JÁ CONHECE, normalmente você:


Mais de 70% dos participantes declaram concordar totalmente ou com a maioria das opiniões dos nossos posts. Isso é muito positivo, pois demonstra que estamos alinhados com o pensamento dos leitores. Ao mesmo tempo, o fato de o percentual de concordância total ser bem menor (8%), demonstra que, além de os leitores terem personalidade própria, como a maior parte dos nossos posts são baseados em apenas uma visita, esta visita específica pode ter sido diferente da experiência que geralmente os clientes experimentam, o que é absolutamente natural.

- Você JÁ VISITOU algum estabelecimento motivado PRINCIPALMENTE pela leitura de uma resenha do blog?


Quase 41% dos participantes já visitaram algum restabelecimento que conheceram no blog. Outros 17% estavam planejando visitar e 32% sentiram vontade de visitar. Estes resultados demonstram o grau de influência positiva que o blog exerce sobre os leitores. Acreditamos que isto é fruto do confiança que os leitores sentem em relação às informações obtidas no blog.

- Você já DEIXOU DE IR a algum estabelecimento motivado PRINCIPALMENTE pela leitura de uma resenha do blog?


Apenas 9% dos participantes deixou de visitar algum estabelecimento após a leitura de um post do blog. Isso mostra que o grau de influência negativa é baixo, o que é muito bom, pois o a nossa intenção nao é a de manchar a imagem de nenhum estabelecimento.

- Quando é publicado um publieditorial, você acha que a opinião expressa no post é:


Quase 83% dos participantes consideram que os publieditoriais são totalmente imparciais (a opinião publicada não sofre nenhuma influencia pelo fato de a visita ter sido feita a convite) ou moderadamente imparciais (boa parte do que é publicado corresponde à realidade, mas alguns pontos negativos podem ter sido relevados ou atenuados). Apenas menos de 3% julgam que este tipo de post seria totalmente parcial. Esses resultados ratificam a confiança dos leitores nas nossas opiniões, mesmo quando se tratam de posts patrocinados.

A verdade é que os publieditoriais são totalmente imparciais. No entanto, como o estabelecimento sabe que a visita será feita (quando e por quem), é possível preparar os melhores pratos, fazer o atendimento da melhor maneira etc., o que pode, de alguma forma, influenciar positivamente na nossa avaliação.

- Informe a sua avaliação a respeito das seguintes características do Mastigando em Salvador: 

Nome do blog


Praticamente 98% dos participantes consideram o nome do blog Excelente ou Bom. Isso nos deixa felizes! 

Lay-out do blog


83% dos participantes classificam o lay-out como Excelente ou Bom. Este resultado nos surpreendeu um pouco. Embora não consideremos o lay-out ruim, entendemos que ele tem muito o que melhorar, para tornar a navegação no blog mais fácil, agradável e eficiente.

Periodicidade dos posts


Mais de 94% dos participantes entendem que a periodicidade de publicações é Excelente ou Boa. Temos nos concentrado em fazer três publicações por semana, que é um número que consideramos adequado. Que bom que os leitores concordam!

Qualidade do texto dos posts e Características dos estabelecimentos abordadas nos posts




Quase 99% dos participantes consideram que tanto a qualidade dos textos quanto as características abordadas são Excelentes ou Boas. Este é um resultado que nos envaidece bastante! Nos esforçamos bastante para escrever corretamente e de forma clara, de modo a assegurar uma boa experiência ao leitor.

Ademais, procuramos explorar os principais pontos de cada estabelecimento visitado, para que o leitor possa ter uma clara noção daquilo que encontrará numa visita ao local. Esta preocupação foi pioneira nos blogs do ramo e vem influenciando outras publicações. E, o que é melhor: 99% dos leitores acham que estamos no caminho certo!

Qualidade das fotos


Pouco menos de 91% dos participantes entendem que a qualidade das fotos é Excelente ou Boa. Mais uma vez, um resultado que nos surpreende. Embora procuremos tirar as melhores fotos possíveis, temos noção de que o resultado poderia ser bem melhor. As nossas dificuldades estão, principalmente, no fato de que fazemos as nossas visitas sem nos identificarmos, ou seja, na condição de clientes comuns. Sendo assim, precisamos do máximo de discrição no momento de fazer as fotografias, para não chamarmos muita atenção. Afinal, quem não acharia estranho ver um "cliente" fotografando todos os detalhes do seu restaurante? Para piorar, grande parte das nossas visitas são feitas à noite, e esse fato pede a utilização do flash da câmera fotográfica, o que, mais uma vez, chama a atenção das pessoas. Assim, evitamos ao máximo utilizar o flash, e, como resultado, as fotos ficam inevitavelmente escuras.

Quando fazemos um post publieditorial, temos a liberdade de fotografar sem preocupações, e isso nos garante fotos de melhor qualidade.

Quantidade de fotos


Mais de 88% dos participantes acham que a quantidade de fotos nos posts é Excelente ou Boa. Embora seja um percentual bom, poderia ser melhor. Além das dificuldades explicadas no item anterior, queremos dizer que o Mastigando em Salvador é um blog, e não um Fotolog ou Álbum de Fotos. Para nós, as fotos devem ilustrar os posts, mas não devem ser o foco principal, já que trazem muito pouco de conteúdo efetivo. Às vezes um prato muito bonito não está saboroso, e vice-versa. Outras vezes, um local feio e mal arrumado oferece um atendimento primoroso e uma experiência gastronômica ímpar. Estas impressões, as fotos não podem traduzir.

Imparcialidade dos colunistas


Mais de 94% dos participantes acreditam que o grau de imparcialidade dos colunistas é Excelente ou Bom. Mais um resultado que nos deixa muito contentes. Uma das nossas maiores preocupações é escrever de forma fiel àquilo que vivenciamos. Mesmo em visitas feitas a convite, informamos previamente que o que será publicado será reflexo daquilo que ocorreu durante a visita. O resultado positivo deste item é muito importante para nós.


Para encerrar, acreditamos que os índices obtidos na pesquisa foram muito satisfatórios, até mais do que esperávamos. Esperamos que estes bons indicadores não sejam fruto do fato de a pesquisa ter sido identificada (já que ela fez parte de uma promoção). Trabalharemos sempre mais e melhor para atender e, por que não, superar as expectativas dos nossos leitores. Estamos sempre à disposição para receber críticas, sugestões e elogios, através do email mastigandoemsalvador@gmail.com. Nem sempre as demandas que recebemos dos leitores podem ser atendidas, mas procuramos nos esforçar para atender a todos.

Muito obrigado a todos!

Os mastigadores: Catarine Heiter e Gustavo Romero

6 comentários:

  1. Ops! Temos um errinho no último gráfico (imparcialidade dos colunistas). Os percentuais obtidos foram:

    - Excelente: 46,6%
    - Bom: 47,7%
    - Regular: 5,7%
    - Ruim: 0,0%

    Desculpem a falha!

    ResponderExcluir
  2. Legal esse post com o retorno da pesquisa! Quais foram os restaurantes escolhidos para as próximas visitas? Em breve veremos aqui no blog? Quanto às fotos, eu sou "cara de pau" nesse quesito, rsrsrs.... apesar de não me identificar como blog na visita, fotografo quase tudo, principalmente os pratos, até porque estou pagando(antes mesmo de ter blog já gostava de tirar foto das comidas).Peguei essa mania de minha irmã, que os eventos aqui em casa ou aniversários, fotografava as comidas e colocava no orkut para mostrar aos primos que moram longe!
    Bjs
    http://www.batalhagourmet.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Eu adoro o blog do jeito que ele é, parta mim, vocês estão no caminho certo ^^

    ResponderExcluir
  4. Quais foram os locais mais indicados pelos leitores da pesquisa?

    ResponderExcluir
  5. Adriana M e O Lapso, em relação aos restaurantes sugeridos, não houve um "mais indicado". No geral as indicações foram bem diferentes entre si.
    Analisamos essa questão da seguinte forma: incluímos na nossa lista de visita os locais que ainda não conhecíamos e priorizamos as visitas dos locais indicados, já presentes na nossa lista.
    Exemplos de restaurantes indicados cujas resenhas já foram publicadas: Matsuri, Mariposa, Cien Fuegos e Mammas Pizza.
    Outros já foram visitados e, em breve, as resenhas serão publicadas!

    ResponderExcluir
  6. 'Lara Mello, obrigado pelos elogios e, principalmente, pela sua participação no blog!

    ResponderExcluir

Os comentários no Mastigando em Salvador são muito bem vindos, mas deverão passar por um processo de moderação prévia. Para conhecer os critérios da moderação, consulte a nossa política de comentários, acessando: http://www.mastigandoemsalvador.com.br/p/politica-para-comentarios.html.

Resumidamente, os comentários que poderão ser rejeitados são aqueles que:

- Estejam fora do contexto do objeto da postagem e/ou do blog;
- Utilizem linguagem ofensiva e/ou incompreensível;
- Contenham injúrias, calúnias ou difamações, a respeito de quem quer que seja;
- Demonstrem claramente a intenção, por parte do autor do comentário, de tumultuar e/ou de desarmonizar o clima do blog;
- Contenham propaganda (spam); ou
- Contenham links externos, salvo quando forem fortemente relacionados ao objeto da postagem.

Os comentários publicados NÃO representem a opinião do blog Mastigando em Salvador e da sua equipe, e todo o seu conteúdo é de responsabilidade exclusiva dos seus respectivos autores. Nós não nos responsabilizamos por eles.

Caso tenha alguma dificuldade em fazer um comentário, verifique se está utilizando o navegador MS Internet Explorer. Alguns leitores tem reportado problemas para comentar utilizando este navegador. Esta situação está fora do nosso controle e não pode ser corrigida por nós.

Tecnologia do Blogger.