19 de nov. de 2012

Restaurante Marinata - Stiep [gr]

por Gustavo Romero

Quando fomos conhecer o Restaurante Marinata da Barra, ficamos muito impressionados com o local e com o que mastigamos! Assim, achamos que seria interessante incluí-lo na coluna Vale à pena mastigar de novo! [VAPMDN], fazendo uma visita ao restaurante mais antigo, que fica no Stiep. Entretanto, chegando lá, percebemos que ambos são bem diferentes entre si, e acabamos optando por fazer uma resenha separada!

Restaurante Marinata

Localização e estacionamento

O Marinata do Stiep está instalado numa rua residencial no miolo daquele bairro. Não é difícil chegar ao local, mas, decididamente, nunca o teríamos visitado casualmente, pois não é um local em que costumamos circular para ir a lugar nenhum.

Restaurante Marinata: Fachada da unidade do Stiep
A fachada do Restaurante Marinata do Stiep
Para estacionar, nenhuma dificuldade. Foi fácil encontrar uma vaga ao lado do meio-fio e não havia nenhum flanelinha para para prestar seus "valiosos" serviços....

Ambiente e atendimento

A primeira grande diferença que encontramos entre os restaurantes da Barra e do Stiep é o ambiente. O primeiro é clássico, bem decorado e requintado, ideal para um jantar a dois, por exemplo. No Stiep, o ambiente é rústico, aberto e com muitas árvores e vegetação. Em resumo, ambos são muito agradáveis, mas as propostas são completamente diferentes.

Restaurante Marinata: Ambiente da unidade do Stiep
O ambiente do Restaurante Marinata do Stiep
Restaurante Marinata do Stiep
O atendimento ficou dentro do esperado. Eficiente e ágil, mas sem muita simpatia, o que não é nenhum demérito.

Comida

A casa trabalha essencialmente com Massas, Pizzas e Carnes. Neste quesito, também encontramos algumas diferenças entre as duas unidades (tanto, que, no site do Marinata, existem cardápios diferentes para cada unidade). Não nos lembramos de ter visto na unidade da Barra opções de Saladas e de Pratos Executivos. Percebemos, também, que existem mais possibilidades de Entradas (Filezinho com Fritas e Tábuas de Frios, por exemplo) no cardápio do restaurante do Stiep. No entanto, a nossa visita à Barra ocorreu há aproximadamente 10 meses, então podemos estar enganados ou pode ter havido alguma alteração de lá para cá (se for o caso, aceitamos correções nos comentários deste post!).

Não tivemos muitas dúvidas a respeito do que pedir. A idéia era mastigar o que há de mais famoso no cardápio da casa. Assim, iniciamos com o Pão de Alho (meia porção, que é mais do que suficiente para duas pessoas). Estava tão bom quanto o que lembrávamos da nossa primeira experiência! concluímos que é uma escolha obrigatória em qualquer visita ao local!

Restaurante Marinata: Pão de Alho (meia porção)
O Pão de Alho (meia porção) do Restaurante Marinata
Em seguida, escolhemos o tradicional e famoso Filé a Parmegiana (no cardápio, Parmigiana com Mozzarela: Fillet Mignon empanado com Parmesão, Mussarela e Molho ao Sugo), que pode ser servido em porções individual, meia (nossa escolha) ou inteira. Para acompanhar, Arroz de Brócolis e Batatas-Fritas. A expectativa era grande face a tantas recomendações que recebemos de muitos amigos e leitores!

Restaurante Marinata: Filé a Parmegiana (meia porção)
O Filé a Parmegiana (meia porção) do Restaurante Marinata
O prato é, definitivamente, grande. Para nós, que não comemos tanto, a meia porção dava a impressão de ser inteira. Mas (e com esse "mas", sei que corro o risco de ser apedrejado pelos fãs do local e do prato), o sabor do Filé não atendeu às nossas expectativas. Em primeiro lugar, o prato foi servido quase frio e, para mim, comida quentinha é sempre mais saborosa. Os sabores da Carne e do Molho também não arrancaram suspiros, e o sabor do Parmesão passou bem longe. Lamento dizer, mas, na minha análise, o prato que mastigamos não fez jus à fama que tem (já mastiguei Filés a Parmegiana caseiros mais saborosos). Como sempre tempos o cuidado de ressaltar, o prato não estava ruim, apenas não atingiu as nossas expectativas.

Assim, a estrela da noite foi o Arroz de Brócolis, muito saboroso, agradando até a Catarine, que não tem grande simpatia por Arroz. As Batatas-Fritas também fizeram a nossa alegria!

Preço

Aqui, a última das diferenças que queremos citar entre as duas lojas. Como uma leitora já nos havia alertado, os preços do Marinata do Barra são um pouco mais altos que o do Stiep, dando a impressão que se paga mais pelo ambiente mais sofisticado do primeiro (o que me parece absolutamente justo). De qualquer sorte, continuamos a achar o Marinata um restaurante que não cobra caro pelo que serve. O Pão de Alho custou R$ 7,60 (a meia porção; a inteira sai pro R$ 12,60) e vale cada centavo cobrado. O Filé a Parmegiana custa R$ 37,90 (individual), R$ 56,00 (meia) ou R$ 74,90 (inteira). Aqui, a porção individual parece ser desproporcionalmente cara, mas a meia porção oferece uma relação custo X benefício excelente!

Conclusão

O Restaurante Marinata do Stiep é um local agradabilíssimo e ideal para aqueles momentos mais descontraídos e/ou com um grupo de amigos. As árvores e a vegetação conferem um "clima de interior" difícil de se encontrar na cidade. Os preços são justos e a culinária é famosa pela sua excelência, ainda que o Filé a Parmegiana não tenha atingido a grande expectativa que tínhamos criado. Recomendamos uma visita!

Restaurante Marinata

- Stiep
Rua Solimões, 107 - Stiep (ver mapa)
(71) 3341-6000

- Barra
Associação Atlética da Bahia
Rua Cesar Zama, 316 - Barra (ver mapa)
(71) 3032-1731 / 3032-6649

13 comentários:

1. Não sou defensor de ninguém (além dos meus clientes, claro), mas vou muito no estabelecimento do Stiep e sempre fui servido com pratos quentes. Ponto negativo para o estabelecimento, claro, por não ter servido o prato quente, mas é bom deixar registrado que não é o normal.
    Quanto ao parmesão, achei estranho não ter gosto, sendo que na foto parece ter bastante... eu costumo pedir parmesão à parte.
    100% das vezes o pão de alho agrada e 100% quente.
    O valor do individual é caro mesmo, mas para quem não come muito é possível dividir para dois e a meia porção dá para três pessoas.
    Abraços.
    No mesmo lugar tem o Bar do Peixoto (que apesar de estar sempre fechado quando resolvo ir nele e sempre aberto quando vou ao marinata) que tem pratos bons também!
    Do lado do Marinata tem um lugarzinho pequeno que serve um escondidinho barato e gostoso. O local fica sempre lotado no almoço.

Respostas
    1. O Lapso, eu não tenho dúvidas de que a fama do Marinata e do Filé a Parmegiana é merecida. Mas, assim como você fez questão de registrar que não é normal os pratos serem servidos frios, a gente também precisa registrar a experiência que vivenciamos da maneira mais fiel possível.

Também estranhei o sabor discreto do Parmesão (que tem um sabor marcante), mas me parece que boa parte do queijo que aparece na foto era Mussarela.

De qualquer sorte, ainda queremos recomendar aos leitores uma visita ao local!

Obrigado também pelas dicas do "PS.:"!

Excluir
  2. Passando pra deixar uma sugestão: Bar do Jonas, no costa azul.
    Não deixem de ir!

ResponderExcluir
  3. Concordo com a opinião de vocês. Impressionante, fui com o meu marido e as impressões foram as mesmas. Infelizmente, diante do retorno que tivemos sobre o restaurante, ficou um sentimento de frustração.

Respostas
    1. Sala de Recepção, é uma pena quando as nossas expectativas não são atendidas, não é? Mas, no caso do Marinata, ainda acho que vale à pena insistir. A esmagadora maioria das pessoas que me falam sobre lá recomendam de olhos fechados. Pode ter sido azar nosso!

Excluir
  4. Fui esse fim de semana ao bar do Jonas no costa azul e a carne do sol e a de fumeiro com pirao, feijao tropeiro e batata frita foi um sucesso!!! Muito e barato... Ambiente simples

Respostas
    1. SHEILA, já recebemos algumas boas indicações do Bar do Jonas; precisamos ir conhecer! Obrigado pela dica!

Excluir
  5. Já fui no Marinata do Stiep duas vezes e em nenhuma delas eu fiquei satisfeito. Na primeira o prato foi esse famoso filé à parmegiana. Não gostei do molho de tomate, pois não estava saboroso e estava muito oleoso. Mesma coisa foi quando pedi um spagheti ao pesto. Nunca vi um prato tão oleoso em minha vida. Juro que dava pra tirar uns dois copos de óleo numa porção inteira, se não me engano. Além disso, o manjericão estava muito discreto no prato.

Respostas
    1. Monalisa, a julgar pelos comentários anteriores, realmente o restaurante não é uma unanimidade. Alguns gostam muito, outros ficaram decepcionados. Uma pena que as suas experiências (e a nossa) estejam nesta segunda categoria.

Excluir
  6. Adorei esse restaurante e fui lá depois que li a resenha de vcs. As porções são generosas e o preço é justo. O ambiente é mais descontraído e me chamou a atenção a mesa redonda para 10 pessoas, que é ideal para uma comemoração de aniversário com a familia!

ResponderExcluir

Os comentários no Mastigando em Salvador são muito bem vindos, mas deverão passar por um processo de moderação prévia. Para conhecer os critérios da moderação, consulte a nossa política de comentários, acessando: http://www.mastigandoemsalvador.com.br/p/politica-para-comentarios.html.

Resumidamente, os comentários que poderão ser rejeitados são aqueles que:

- Estejam fora do contexto do objeto da postagem e/ou do blog;
- Utilizem linguagem ofensiva e/ou incompreensível;
- Contenham injúrias, calúnias ou difamações, a respeito de quem quer que seja;
- Demonstrem claramente a intenção, por parte do autor do comentário, de tumultuar e/ou de desarmonizar o clima do blog;
- Contenham propaganda (spam); ou
- Contenham links externos, salvo quando forem fortemente relacionados ao objeto da postagem.

Os comentários publicados NÃO representem a opinião do blog Mastigando em Salvador e da sua equipe, e todo o seu conteúdo é de responsabilidade exclusiva dos seus respectivos autores. Nós não nos responsabilizamos por eles.

Caso tenha alguma dificuldade em fazer um comentário, verifique se está utilizando o navegador MS Internet Explorer. Alguns leitores tem reportado problemas para comentar utilizando este navegador. Esta situação está fora do nosso controle e não pode ser corrigida por nós.