26 de ago. de 2013

[RIP] Restaurante Montello Gourmet [ch & gr] - SSA RW 2013

[ATUALIZAÇÃO]


Este estabelecimento não está mais entre nós. Repouse em paz (R.I.P.).


| por Catarine Heiter e Gustavo Romero |

A aventura gastronômica desta resenha teve função dupla: conhecer mais um participante da Restaurant Week 2013 e celebrar o aniversário de um dos Mastigadores! Assim, matamos a nossa vontade de conhecer o Montello Gourmet, que fica pertinho de casa (em frente ao Armazém Paulistano) e, até por isso, vinha chamando a nossa atenção há algum tempo.

Restaurante Montello Gourmet

Fora da rota habitual da maioria dos soteropolitanos, o restaurante "se esconde" nas dependências do Hotel Cocoon, localizado em Jaguaribe, cujo prédio exibe uma arquitetura um tanto peculiar. À primeira vista, pode parecer pomposo demais e afastar alguns interessados, mas o requinte do hotel não chega a influenciar tão absurdamente nos preços do cardápio (os pratos individuais orbitam por volta dos R$ 50,00).

Hotel cocoon: Fachada
A fachada do Hotel Cocoon
Os ambientes onde ficam dispostas as mesas do restaurante garantem uma vista e um clima interessante do almoço ao jantar. Um espaço climatizado e reservado oferece privacidade para casais e grupos menores. Um salão anexo, com paredes ornamentadas por bambus, é mais uma opção de ambiente com bastante personalidade. Por outro lado, dada à grande quantidade de ventiladores nas paredes do local, suspeitamos que, durante o dia, a temperatura seja alta e cause algum desconforto

Restaurante Montello Gourmet: Ambiente interno
Um dos ambientes internos do Montello Gourmet
Mas foi a parte externa, com vista para a área da piscina, que nos conquistou na noite desta aventura. A iluminação perfeita surpreende quando garante diversas cores à piscina! Um detalhe que não passa despercebido!

Restaurante Montello Gourmet: Ambiente externo
O ambiente externo do Montello Gourmet
Restaurante Montello Gourmet: Ambiente externo
O ambiente externo do Montello Gourmet
Restaurante Montello Gourmet: Ambiente externo
O ambiente externo do Montello Gourmet
Fomos recebidos por uma atendente muito simpática e solícita, que estava totalmente a par do evento gastronômico e conhecia bem o cardápio. Um ponto de melhoria é o tempo de espera pelos Pratos, que foi bastante dilatado.

A especialidade da casa é a cozinha italiana e, diversos pratos e combinações que fogem ao tradicional estão listados no cardápio. Em linhas gerais, os clientes vão encontrar opções de Saladas, Massas, Risotos, Carnes e Frutos do Mar. Os itens oferecidos pelo menu da Restaurant Week são específicos para o festival, mas, examinando o cardápio, encontramos opções bem próximas, o que demonstra a preocupação do local em ser fiel ao seu estilo para aqueles que optarem pelo evento.

As Entradas oferecidas foram Cocktail di Calamari (Coquetel de Lula) ou Tartar di Salmone (Tartar de Salmão).

Cocktail de Lula: Fomos enfeitiçados pela criatividade desta Entrada! A execução parece relativamente simples, com uma camada-base de Azeitonas Pretas, uma camada de Tomates Vermelhos e, por cima, um  Purê a base de Lulas. No entanto, toda esta "simplicidade" chega à mesa em uma apresentação interessante e com um aroma que aguça o apetite! Recomendada!

Restaurante Montello Gourmet: Coquetel de Lula
O Coquetel de Lula do Montello Gourmet
Tartar de Salmão: A apresentação da Entrada estava impecável e a tornou ainda mais apetitosa! O  Salmão estava muito bem temperado e bastante fresquinho, e os Pães que acompanharam o Prato estavam macios e saborosos. Agradou bastante!

Restaurante Montello Gourmet: Tartar de Salmão
O Tartar de Salmão do Montello Gourmet
Os Pratos Principais foram Capesante al forno con Tagliatelle al Pesto (Vieiras Gratinadas, com Tagliatelle ao Molho Pesto) ou Tagliata di Filetto alla Crema di Tartufo con Patate allo Zafferano (Fatias de Filé Mignon com Creme de Trufa e Batatas ao Açafrão).

Vieiras gratinadas: Nós ainda não tínhamos tido a oportunidade de mastigar Vieiras, e não sabíamos exatamente o que nos esperava. E, felizmente, o sabor do Prato superou totalmente as nossas melhores expectativas! Foram servidos em Conchas que não soubemos identificar se eram artificiais ou se foram as próprias conchas do Molusco. O ponto do Tagliatelle estava sensacional e o Pesto bastante equilibrado. Um conjunto extremamente harmônico, bonito e muito, muito gostoso! No cardápio tradicional do restaurante, as Vieiras são servidas acompanhadas de Risoto.

Restaurante Montello Gourmet: Vieiras Gratinadas, com Tagliatelle ao Molho Pesto
As Vieiras Gratinadas, com Tagliatelle ao Molho Pesto do Montello Gourmet
Filé Mignon: Perto do prato com Vieiras, esta opção ficou um pouco apagada. O sabor estava dentro do esperado e, assim como o outro Prato, a porção pode ser considerada pequena por algumas pessoas. No entanto, se considerarmos que as Entradas já não foram tão leves e ainda tínhamos as Sobremesas pela frente, consideramos que os Pratos Principais foram servidos em porções equilibradas, garantindo saciedade confortável para um jantar. Não podemos nos esquecer de citar que este é um Prato que faz parte do cardápio de rotina do restaurante!

Restaurante Montello Gourmet: Filé Mignon com Creme de Trufas e Batatas ao Açafrão
O Filé Mignon com Creme de Trufa e Batatas ao Açafrão do Montello Gourmet
Finalizando, as Sobremesas foram Tiramisù ou Torta ai tre Cioccolati (Torta de três Chocolates).

Tiramisú: Apresentação fantástica, textura leve e porção bem servida! Adoramos o sabor e consideramos um dos melhores que já mastigamos nesses anos de aventuras gastronômicas!

Restaurante Montello Gourmet: Tiramissù
O Tiramissù do Montello Gourmet
Torta de três Chocolates: Talvez o nome "Torta" não tenha sido o mais adequado, pois, a nosso ver, esta Sobremesa estava mais para um Creme consistente de Chocolates. São três camadas (de Chocolate Ao Leite, Branco e Meio Amargo, aparentemente), mas não é possível perceber os sabores de cada uma delas separadamente. O sabor estava agradável - mas nada que tenha nos feito suspirar - e a apresentação, muito boa, com detalhes como uma Cereja e Folhas de Hortelã.

Restaurante Montello Gourmet: Torta de Três Chocolates
A Torta de Três Chocolates do Montello Gourmet
Em geral, podemos dizer que tivemos um jantar agradabilíssimo e muito saboroso, suficiente para tornar a comemoração do aniversário ainda mais feliz! Sem dúvida, o Montello Gourmet é um excelente participante da Restaurant Week e, mantendo este padrão fora do festival, certamente agradará até os clientes mais exigentes.

Restaurante Montello Gourmet 
Rua Haeckel José de Almeida, 238 (ver mapa)
Jaguaribe

0 comentários:

Postar um comentário

Os comentários no Mastigando em Salvador são muito bem vindos, mas deverão passar por um processo de moderação prévia. Para conhecer os critérios da moderação, consulte a nossa política de comentários, acessando: http://www.mastigandoemsalvador.com.br/p/politica-para-comentarios.html.

Resumidamente, os comentários que poderão ser rejeitados são aqueles que:

- Estejam fora do contexto do objeto da postagem e/ou do blog;
- Utilizem linguagem ofensiva e/ou incompreensível;
- Contenham injúrias, calúnias ou difamações, a respeito de quem quer que seja;
- Demonstrem claramente a intenção, por parte do autor do comentário, de tumultuar e/ou de desarmonizar o clima do blog;
- Contenham propaganda (spam); ou
- Contenham links externos, salvo quando forem fortemente relacionados ao objeto da postagem.

Os comentários publicados NÃO representem a opinião do blog Mastigando em Salvador e da sua equipe, e todo o seu conteúdo é de responsabilidade exclusiva dos seus respectivos autores. Nós não nos responsabilizamos por eles.

Caso tenha alguma dificuldade em fazer um comentário, verifique se está utilizando o navegador MS Internet Explorer. Alguns leitores tem reportado problemas para comentar utilizando este navegador. Esta situação está fora do nosso controle e não pode ser corrigida por nós.

Tecnologia do Blogger.