13 de abr. de 2014

Bar da Chica [gr]

Nós temos que admitir: Bares e Botecos não são a nossa especialidade. Mas, nem por isso deixaríamos de cobrir o concurso Comida di Buteco deste ano! E, a exemplo de como fizemos no ano passado, em vez de tentarmos privilegiar a quantidade, optamos pela qualidade: dentre os mais de 30 Botecos participantes, elegemos os que nos pareceram mais interessantes e vamos nos concentrar neles! Esta é a maneira que encontramos para fazer uma cobertura de boa qualidade, trazendo conteúdo exclusivo para os nossos leitores! E o primeiro Boteco escolhido foi o Bar da Chica!


| por Gustavo Romero |

Descobrimos a localização do Bar da Chica meio que acidentalmente, no final do ano passado (veja o link para o mapa no final da resenha). Desde então, ficamos aguardando o início do Comida di Buteco para ir mastigar por lá. Por sorte, o Petisco preparado por eles para o concurso nos pareceu muito interessante, então não perdemos tempo e fomos conhecer!

O Bar fica meio escondido em uma das ruelas do interior de Itaupã. Como eu já conhecia a região, não me preocupei em ir ate lá à noite: a região é tranquila e movimentada. Não tivemos dificuldades para encontrar um lugar para estacionar, relativamente próximo ao Estabelecimento.

Bar da Chica: Fachada
A fachada do Bar da Chica
O Boteco funciona num salão relativamente grande, bem iluminado, colorido e arejado. Na parte do fundo, um telão passando um show de samba e pagode animava o ambiente. Pelo que soubemos, o telão também é utilizado para transmitir eventos esportivos. Algumas mesas são de madeira, outras de plástico, e, no geral, achamos o ambiente confortável, dentro das limitações do conceito. A despeito de o local estar relativamente cheio, fomos muito bem atendidos pelo garçom, que foi atencioso e ágil. O tempo de preparo dos Pratos também agradou.

Bar da Chica: Ambiente
O ambiente do Bar da Chica
Bar da Chica: Ambiente
O ambiente do Bar da Chica
O cardápio tem uma peculiaridade interessante: os itens têm a sua respectiva tradução para o idioma inglês. A tradução, no entanto, deve ter sido feita por um sistema automático, criando pérolas como "Bolinhos - Little Cakes". Definitivamente, estávamos em um Boteco... :)

A especialidade da casa são os Frutos do Mar. Com estes itens, existem opções de Petiscos, Pratos Quentes, Moquecas, Caldos e Saladas. Mas, se o cliente preferir Carnes, encontrará alguns Petiscos e Pratos Quentes com essa base.

Mas nós estávamos mesmo interessados em mastigar o Prato feito especialmente para o concurso, que foi o Coquetel da Ressurreição (R$ 25,00): uma Salada feita com Polvo, Ostra, Filé de Camarão, Peguari, Ovos de Codorna, Ervilha, Milho Verde, Azeitonas, Tomate, Cebola, Coentro e Limão, regada com Molho Especial misturado com Ova de Pinauna. A essa altura você já deve ter entendido o motivo de termos escolhido o Bar da Chica como nossa primeira parada!

Bar da Chica: Coquetel Ressurreição - Pestisco para o Comida di Buteco 2014
O Coquetel da Ressurreição do Bar da Chica
E, se a descrição da Salada encanta, o sabor e a apresentação superam todas as expectativas! O Prato pode até parecer pequeno, mas não é (clique na foto para ampliá-la). E proporcionou uma explosão de sabores diferentes e harmônicos ao mesmo tempo! O Polvo derretia na boca, as Ostras e os Camarões estavam fenomenais e o Peguari, apesar da consistência quase "borrachuda", garantiu seu lugar de destaque no Prato! Os demais elementos figurativos se mostraram totalmente indispensáveis (mas a Azeitona poderia ser sem caroço). O Molho Especial proporcionou um fechamento sensacional à Salada. A nota que o Prato ganhou na ficha de avaliação do concurso? Dez, com louvor!

Mas nós não paramos por aí, e resolvemos provar o Petisco feito com Doritos, que, embora não faça parte da votação, também é especial para o concurso (o Doritos é um dos patrocinadores), o Dorito Baianito (R$ 15,00), que, basicamente é Vatapá, Camarões, Doritos e Limão para temperar. Parece simples - e é - mas a beleza e o sabor do Prato vêm dessa simplicidade, onde, mais uma vez, a harmonia é a palavra de ordem. Muito bem servido e apresentado, garantiu a satisfação do nosso paladar, especialmente com o sumo do Limão, que conferiu um toque especial ao conjunto. Maravilhoso, apesar de o Doritos não estar tão crocante, em função da temperatura do Vatapá.

Bar da Chica: Dorito Baianito
O Dorito Baianito do Bar da Chica
Depois de tantas proteínas da Salada e do Vatapá do Petisco, já não havia mais espaço no estômago para provar os Litte Cakes de Queijo e Bacalhau que tínhamos planejado pedir. Mas, melhor assim, já temos uma desculpa para fazer outra visita ao Bar da Chica!

Saímos do local extremamente satisfeitos e contentes por termos escolhido tão bem o primeiro local visitado para o Comida di Buteco! Esperamos ter a mesma sorte nos demais!

Bar da Chica
Rua Manoel Lisboa, 18 - Itapuã (ver mapa)
(71) 3286-1910

8 comentários:

  1. Vou conhecer o local assim que puder.

    ResponderExcluir
  2. Vou aparecer lá tb. Gustavo, está na lista de vcs o buteco bagacinho? Fica na barra. Provei domingo o petisco que está concorrendo. Muito bom!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bia, o Bagacinho foi um dos botecos cujo prato nos chamou a atenção! Não é garantido, mas pretendemos ir até lá! Obrigado pela indicação!

      Excluir
  3. fui la e provei a garconete foi muito simpatica procurava ser sempre atenciosa aos pedidos nao so a isso mas tambem ao seus clientes a comida estava simplesmente divina a apresentacao foi alem das minhas espectativas e o sabor estava de outro mundo valeu nome coquetel da ressurreição eu aprovo da uma passadinha consserteza ira querer voltar

    ResponderExcluir
  4. Gustavo romero, muinto obrigado por escolher o nosso bar como sua primeira opçao, e pelos gratos elogios, esperamos ter sua Presença novamente.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Manoel Paixão, foi um prazer mastigar no Bar da Chica! Parabéns pelo bom trabalho e esperamos que vocês conquistem um lugar de destaque no concurso!

      Excluir

Os comentários no Mastigando em Salvador são muito bem vindos, mas deverão passar por um processo de moderação prévia. Para conhecer os critérios da moderação, consulte a nossa política de comentários, acessando: http://www.mastigandoemsalvador.com.br/p/politica-para-comentarios.html.

Resumidamente, os comentários que poderão ser rejeitados são aqueles que:

- Estejam fora do contexto do objeto da postagem e/ou do blog;
- Utilizem linguagem ofensiva e/ou incompreensível;
- Contenham injúrias, calúnias ou difamações, a respeito de quem quer que seja;
- Demonstrem claramente a intenção, por parte do autor do comentário, de tumultuar e/ou de desarmonizar o clima do blog;
- Contenham propaganda (spam); ou
- Contenham links externos, salvo quando forem fortemente relacionados ao objeto da postagem.

Os comentários publicados NÃO representem a opinião do blog Mastigando em Salvador e da sua equipe, e todo o seu conteúdo é de responsabilidade exclusiva dos seus respectivos autores. Nós não nos responsabilizamos por eles.

Caso tenha alguma dificuldade em fazer um comentário, verifique se está utilizando o navegador MS Internet Explorer. Alguns leitores tem reportado problemas para comentar utilizando este navegador. Esta situação está fora do nosso controle e não pode ser corrigida por nós.

Tecnologia do Blogger.