19 de out de 2014

Aldrava - Cozinha de Raiz [tg] - SSA RW 2014.2

| por Tâmara Gondim |

O chef Rodrigo Castro nos convidou para mastigar o cardápio do jantar que o restaurante Aldrava - Comida de Raiz preparou para esta 5ª edição da Salvador Restaurant Week.

Aldrava - Cozinha de Raiz

O restaurante funciona num casarão antigo, situado atrás da Igreja do Largo de Palmas. Os responsáveis fizeram todo um esforço para conservar as características originais do local, o que se revela não apenas na arquitetura como também na presença de objetos conservados desde o período em que o casarão foi construido! Um charme!

Aldrava - Cozinha de Raiz: Fachada do casarão que o abriga
A fachada do casarão que abriga o Aldrava - Cozinha de Raiz (foto: Divulgação)
Aldrava - Cozinha de Raiz: Hall de entrada
O hall de entrada do Aldrava - Cozinha de Raiz
Aldrava - Cozinha de Raiz: Ambiente externo
O ambiente externo do Aldrava - Cozinha de Raiz
Aldrava - Cozinha de Raiz: Ambiente externo
O ambiente externo do Aldrava - Cozinha de Raiz
Aldrava - Cozinha de Raiz: Ambiente externo
O ambiente externo do Aldrava - Cozinha de Raiz
Aldrava - Cozinha de Raiz: Ambiente externo
O ambiente externo do Aldrava - Cozinha de Raiz
Aldrava - Cozinha de Raiz: Ambiente interno
O ambiente interno do Aldrava - Cozinha de Raiz
Esta aventura gastronômica foi uma das mais interessantes que já tive. Todos os pratos propostos eram extremamente ousados, muito bem apresentados e deliciosos! Vamos a eles!

Para iniciar, a Entrada: Frigideira de Bacalhau com "papel" de Arroz Vermelho, emulsão de Azeite Doce e Creme de Pimentão Vermelho Defumado. A Frigideira de Bacalhau estava saborosa, com tempero e sal adequados, e macia como uma Mousse. A mistura com o "papel" de Arroz Vermelho resulta em uma textura crocante por fora e macia por dentro, com um leve toque de Pimentão ao fundo. Prato ideal para aqueles que não gostam dos pedacinhos de Tempero na comida.

Aldrava - Cozinha de Raiz: Frigideira de Bacalhau com "papel" de Arroz Vermelho
A Frigideira de Bacalhau do Aldrava - Cozinha de Raiz
Para a segunda opção de Entrada, foi apresentado o Creme de Raízes com Vinagrete de Mariscos Baianos e Azeite de Páprica. A textura crocante do Marisco chamou a atenção e descobrimos que, para prepará-los assim, o chef o cozinha no vapor e posteriormente frita no Azeite Doce. A composição resulta em uma Entrada com sabor perfeitamente equilibrado e, ao final, sente-se uma nota bem suave de pimenta. Admito que não consegui definir qual das duas entradas foi a mais saborosa.

Aldrava - Cozinha de Raiz: Creme de Raízes com Vinagrete de Mariscos Baianos
O Creme de Raízes com Vinagrete de Mariscos do Aldrava - Cozinha de Raiz
A seleção de Pratos Principais trouxe opções para todos os gostos! a Primeira delas é a Barriga de Porco assada com Favada, acompanhada de Farofa Crocante de Couve e Batata Doce. Confesso que esse prato não me apeteceu muito, pois eu não consigo comer gordura. Logo, busquei me concentrar nos pedacinhos de Carne Suína também presentes no corte. A Carne estava macia a ponto de desmanchar na boca, além de pouco condimentada e suculenta. Segundo meu acompanhante, a parte da Gordura também estava divina e era bem perceptível ao paladar o contraste da Gordura com a Carne. A Favada estava boa e bem temperada, tirando a minha impressão de que fava era algo "sem graça". A Farofa de Couve com Batata Doce, por fim, deu um tom agridoce ao Prato. Acompanhamentos simples, mas que harmonizaram perfeitamente com a Barriga Suína. Para os apreciadores de Gordura, recomendo!

Aldrava - Cozinha de Raiz: Barriga de Porco Assada com Favada
A Barriga de Porco assada com Favada do Aldrava - Cozinha de Raiz
A outra opção de Prato Principal foi o Escabeche de Camarões com Arroz Cremoso de Leite de Castanhas e Pudim de Gengibre. Num primeiro momento duvidei do sucesso desse Prato porque "Pudim de Gengibre" me pareceu ser algo que dificilmente teria um gosto bom, mas, pasmem, foi a melhor parte do Prato! No Escabeche, a Casquinha crocante e o Tempero suave foram os pontos principais. Já o Arroz, apresentou uma textura de Risoto, com sabor "neutro", tendendo para o adocicado. Os três itens juntos garantiram mais uma experiência agridoce de sucesso neste menu! Sem dúvida, o melhor e mais ousado prato de Camarão que já mastiguei (e ainda virei fã de Gengibre!).

Aldrava - Cozinha de Raiz: Escabeche de Camarões com Arroz Cremoso de Leite de Castanhas e Pudim de Gengibre
O Escabeche de Camarão do Aldrava - Cozinha de Raiz

Chegou o momento do gran finale: a Sobremesa! As opções foram a Ambrosia com Creme de Auiá e o Bolinho de Mousse de Chocolate e Mel de Cacau Cítrico. De cara preferi a Ambrosia, com sua textura perfeita e sabor levemente doce. O Creme de Auiá, que aparece aqui como detalhe que diferencia, contribui com um adocicado ainda mais suave. Sobremesa, gostosa, ótima textura e nada enjoativa!

Aldrava - Cozinha de Raiz: Ambrosia com Creme de Aluá
A Ambrosia com Creme de Auiá do Aldrava - Cozinha de Raiz
Já o Bolinho de Mousse de Chocolate me surpreendeu muito! A apresentação já me fez o "comer com os olhos", mas foi quando mastiguei um pedacinho do Bolo que fiquei surpresa: ele não tinha nem o gosto forte e enjoativo do Chocolate ao Leite e nem o gosto "sem graça" do Chocolate Amargo (perdoem-me, caros "chocólatras", não sou apreciadora de Chocolate...)! Ao nível da textura, o Bolinho era como um Brownie, com a casquinha crocante e bem molhadinho por dentro. O Mel Cítrico de Cacau tem uma consistência de Mel, mas com o sabor menos doce, e figurou como um acompanhamento perfeito para o Bolinho! Como não sou muito fã de Doces, a sobremesa me surpreendeu e não consegui listar um defeito sequer. Perfeito!

Aldrava - Cozinha de Raiz: Bolinho Mousse de Chocolate e Mel de Cacau Cítrico
O Bolinho de Mousse de Chocolate do Aldrava - Cozinha de Raiz
Os pratos tiveram apresentação impecáveis e todas as propostas estavam muito saborosas. Os ingredientes que compõem os Pratos são 100% baianos, daí o restaurante se intitular "Comida de Raiz". Pratos ousados, equilibrados e saborosíssimos, este é o resumo do menu preparado para a Restaurante Week, que resultou em uma experiência gastronômica cheia de descobertas. Como o próprio chef Rodrigo Castro mencionou, são "Pratos feitos com ingredientes que muitos de nós (baianos) sequer sabemos que temos". Vale demais a visita!

Os Mastigadores estiveram no Aldrava - Cozinha de Raiz a convite para elaboração deste post.

Aldrava - Cozinha de Raiz
Largo da Palma, 06 (ver mapa)
Nazaré
(71) 9123-8124
http://www.facebook.com/aldravarestaurante

0 comentários:

Postar um comentário

Os comentários no Mastigando em Salvador são muito bem vindos, mas deverão passar por um processo de moderação prévia. Para conhecer os critérios da moderação, consulte a nossa política de comentários, acessando: http://www.mastigandoemsalvador.com.br/p/politica-para-comentarios.html.

Resumidamente, os comentários que poderão ser rejeitados são aqueles que:

- Estejam fora do contexto do objeto da postagem e/ou do blog;
- Utilizem linguagem ofensiva e/ou incompreensível;
- Contenham injúrias, calúnias ou difamações, a respeito de quem quer que seja;
- Demonstrem claramente a intenção, por parte do autor do comentário, de tumultuar e/ou de desarmonizar o clima do blog;
- Contenham propaganda (spam); ou
- Contenham links externos, salvo quando forem fortemente relacionados ao objeto da postagem.

Os comentários publicados NÃO representem a opinião do blog Mastigando em Salvador e da sua equipe, e todo o seu conteúdo é de responsabilidade exclusiva dos seus respectivos autores. Nós não nos responsabilizamos por eles.

Caso tenha alguma dificuldade em fazer um comentário, verifique se está utilizando o navegador MS Internet Explorer. Alguns leitores tem reportado problemas para comentar utilizando este navegador. Esta situação está fora do nosso controle e não pode ser corrigida por nós.

Tecnologia do Blogger.