17 de out. de 2014

Yellow Easy Foods [gr] - SSA RW 2014.2

| por Gustavo Romero |

Dando iniciando à cobertura da Salvador Restaurant Week 2014.2, vamos contar a nossa experiência mastigando no Yellow Easy Foods. A casa gentilmente nos convidou não apenas para mastigar as delícias preparadas para o festival gastronômico, como também para conhecer o ambiente onde funciona o restaurante.

Yellow Easy Foods

O Yellow tem pouquíssimo tempo de funcionamento e ocupa o imóvel onde funcionava o Recôncavo Bar & Cozinha Criativa, vizinho ao Riz Bistrot & Risottos. Embora ofereça a opção do serviço de manobrista, é relativamente fácil encontrar um espaço para estacionamento nas imediações, especialmente na praça que fica em frente ao estabelecimento.

Yellow Easy Foods: Fachada
A fachada do Yellow Easy Foods
A decoração do local busca inspiração em conceitos modernos e urbanos, com suas paredes negras ornamentadas com arte inspirada no grafite dos muros de grandes metrópoles, ousadas cadeiras amarelas coexistindo lado a lado com outras de madeira e estilo mais conservador, e elegante iluminação eficientemente focada nas mesas. São dois andares de um ambiente sofisticado e ao mesmo tempo casual. A exceção fica por conta da varanda do andar superior, que apresenta uma atmosfera mais voltada para o rústico, sem, no entanto, comprometer o conceito da casa.

Yellow Easy Foods: Ambiente do andar térreo
O ambiente do andar térreo do Yellow Easy Foods
Yellow Easy Foods: Ambiente do andar térreo
O ambiente do andar térreo do Yellow Easy Foods
Yellow Easy Foods: Ambiente do andar superior
O ambiente do andar superior do Yellow Easy Foods
Yellow Easy Foods: Varanda
A varanda do Yellow Easy Foods
O cardápio, assinado pelo chef Richard James, é sucinto e abrangente. Sucinto, por não oferecer demasiado número de opções, e abrangente, por englobar opções de várias naturezas, como Entradas, Hamburguers Gourmets, Saladas, Massas, Risottos e Carnes diversas. O chef demonstrou maestria na escolha dos itens que figuram no cardápio e, como notamos mais tarde, maestria também na execução dos Pratos!

O foco desta visita foi a apresentação do menu preparado para a Restaurant Week 2014.2, cujos itens são apresentados a seguir:

Entradas

O Tartare de Filé com Ovos de Codorna impressionou logo pela apresentação. Servido com duas Torradas (poderiam ser mais!) e bastante Azeite de Oliva, agradou bastante. O Filé estava muito saboroso e, para mim, os acompanhamentos que mais chamaram a atenção não foram os Ovos de Cordorna, mas, sim, os pedaços de Azeitona finamente picada, que conferiram ao prato um sabor diferente - e melhor! - do que o esperado.

Yellow Easy Foods: Tartare de Filé com Ovos de Codorna
O Tartare de Filé com Ovos de Codorna do Yellow Easy Foods
O Coconut Shrimp com Aioli de Limão Caramelizado parece ser apenas mais um Camarão Empanado, mas a "casquinha" crocante que envolve os grandes Camarões mostra personalidade e acrescenta muito mais do que somente textura à entrada. O Molho que a acompanha contribui em sabor com um aspecto suavemente cítrico e muito agradável.

Yellow Easy Foods: Coconut Shrimp com Aioli de Limão Caramelizado
O Coconut Shrimp com Aioli de Limão Caramelizado do Yellow Easy Foods
Pratos Principais

Representando a culinária tailandesa, o Pad Thai de Camarão e Porco chegou até a mesa aliando boa apresentação e quantidade adequada. É feito com uma espécie de Espaguete de Arroz e apresentou boa quantidade de Camarões e de Carne de Porco, que se se revelou uma combinação muito feliz. Elementos como Pimentão Verde e Vermelho, Amendoim e folhas de Hortelã serviram para valorizar ainda mais o sabor do Prato, que estava delicioso.

Yellow Easy Foods: Pad Thai de Camarão e Porco
O Pad Thai de Camarão e Porco do Yellow Easy Foods
A Salada de Cuscuz Marroquino com Cordeiro é apresentada ao cliente numa porção generosa e visualmente interessante. Este é um prato que surpreende da primeira à última mastigada e, apesar de conseguirmos fazer uma leitura previsível dos seus componentes, não é uma simples mistura de doce com salgado: ambos coexistem! A Carne estava extremamente macia ao corte (além de bastante saborosa), o Cuscuz se apresentou com um nível de umidade excelente e, por fim, a quantidade de Frutas Secas se mostrou bastante equilibrada. Como se não bastasse, até mesmo o Pó de Canela salpicada nas beiradas do prato empresta a sua contribuição no sabor final! Sem dúvida alguma, este foi um dos melhores pratos que mastigamos nestes anos de blog.

Yellow Easy Foods: Salada de Cuscuz Marroquino com Cordeiro
A Salada de Cuscuz Marroquino com Cordeiro do Yellow Easy Foods
Sobremesas

A Mousse Mocca arrancou os nossos mais sinceros suspiros! Afinal, somos fãs da combinação entre Café e Chocolate, e esta Mousse foi muito competente na apresentação desta combinação. Ela poderia ter uma estrutura um pouco mais aerada, mas, em matéria de sabor, estava absolutamente impecável. Destaque para o Crocante de Açúcar Queimado no topo, que conferiu um "charme gustativo" à Sobremesa.

Yellow Easy Foods: Mousse Mocca
A Mousse Mocca do Yellow Easy Foods
A Cheesecake de Cupuaçu apresentou textura excelente, com sabor leve e coerente com a proposta. A mistura do sabor da fruta com o da base da Cheesecake é o que torna a experiência interessante, mas não podemos ignorar o Crocante que aparece por cima da sobremesa (o mesmo da Mousse): uma doce surpresa em termos de textura e sabor!

Yellow Easy Foods: Cheesecake de Cupuaçu
A Cheesecake de Cupuaçu do Yellow Easy Foods
Embora não faça parte do menu RW, não pudemos resistir à tentação de provar o Milkshake Crazy Coffee Hit (apesar de trazer alguma semelhança com uma das Sobremesas servidas). Feito com Sorvete de Baunilha misturado com Café, o Milkshake não é muito denso e, como esperado, é maravilhoso! O destaque fica por conta da borda da taça, que conta com uma generosa camada de Doce de Leite, elevando o status da bebida de "deliciosa" para "espetacular"! Para quem, como nós, gosta desta combinação de sabores, é nada menos do que imperdível.

Yellow Easy Foods: Milkshake Crazy Coffe Hit
O Milkshake Crazy Coffee Hit do Yellow Easy Foods
Se o objetivo da Restaurant Week é apresentar ao grande público pratos diferenciados e, por que não, surpreendentes, o menu elaborado pelo chef Richard James não poderia ter sido mais feliz! Além de oferecer uma apresentação primorosa dos Pratos, as quantidades servidas são bastante adequadas à proposta e o sabor - elemento principal desta análise - estava impecável em tudo o que mastigamos.

Além disso, o ambiente moderno e confortável do restaurante também contribui para uma experiência gastronômica de alto nível! Desta forma, só nos resta indicar enfaticamente uma visita ao Yellow, não apenas durante o período da RW, mas, também, em qualquer outra ocasião!

Os Mastigadores estiveram no Yellow Easy Foods a convite para elaboração deste post.

Yellow Easy Foods
Rua das Hortênsias, 966 - Pituba (ver mapa)
(71) 3019-6800

0 comentários:

Postar um comentário

Os comentários no Mastigando em Salvador são muito bem vindos, mas deverão passar por um processo de moderação prévia. Para conhecer os critérios da moderação, consulte a nossa política de comentários, acessando: http://www.mastigandoemsalvador.com.br/p/politica-para-comentarios.html.

Resumidamente, os comentários que poderão ser rejeitados são aqueles que:

- Estejam fora do contexto do objeto da postagem e/ou do blog;
- Utilizem linguagem ofensiva e/ou incompreensível;
- Contenham injúrias, calúnias ou difamações, a respeito de quem quer que seja;
- Demonstrem claramente a intenção, por parte do autor do comentário, de tumultuar e/ou de desarmonizar o clima do blog;
- Contenham propaganda (spam); ou
- Contenham links externos, salvo quando forem fortemente relacionados ao objeto da postagem.

Os comentários publicados NÃO representem a opinião do blog Mastigando em Salvador e da sua equipe, e todo o seu conteúdo é de responsabilidade exclusiva dos seus respectivos autores. Nós não nos responsabilizamos por eles.

Caso tenha alguma dificuldade em fazer um comentário, verifique se está utilizando o navegador MS Internet Explorer. Alguns leitores tem reportado problemas para comentar utilizando este navegador. Esta situação está fora do nosso controle e não pode ser corrigida por nós.

Tecnologia do Blogger.