27 de jan. de 2013

Resultados da 2ª Pesquisa de Opinião do Mastigando em Salvador

Mastigando em Salvador

Em janeiro/2013, nós completamos 2 anos de existência! E a celebração se deu através da Promoção 2 anos Mastigando em Salvador, na qual nós presenteamos 5 leitores com vouchers cedidos pelos nossos parceiros. Para participar da promoção, os interessados precisaram preencher um formulário com questões a respeito da sua opinião sobre o blog. Isso deu origem à 2ª Pesquisa de Opinião do Mastigando em Salvador.

Nos últimos dias, trabalhamos na tabulação dos dados (foram consideradas 396 das 401 respostas recebidas, pois alguns participantes preencheram o formulário mais de uma vez) e apresentaremos, agora, alguns resultados da pesquisa (já que algumas perguntas interessam exclusivamente aos Mastigadores). Vamos a eles!

- Quando você lê um post no Mastigando em Salvador a respeito de um estabalecimento que você JÁ CONHECE, normalmente você:

2º Pesquisa de Opinião sobre o Mastigando em Salvador: Grau de concordância com as opiniões

75% dos participantes declaram concordar totalmente (8%) ou com a maioria das opiniões (67%) expressas nos nossos posts. Isso é muito positivo, pois demonstra que estamos alinhados com o pensamento dos leitores. Ao mesmo tempo, o fato de o percentual de concordância total ser bem menor, demonstra que os leitores têm bastante senso crítico e que, como a maior parte dos nossos posts são baseados em apenas uma visita, esta visita específica pode ter sido diferente da experiência que geralmente os clientes experimentam, o que é absolutamente natural.

- Você JÁ VISITOU um (ou mais) estabelecimento(s) motivado PRINCIPALMENTE pela leitura de uma resenha do blog?

2º Pesquisa de Opinião sobre o Mastigando em Salvador: Já visitou algum local após a leitura no blog?

Mais de 70% dos participantes declararam que já visitaram algum estabelecimento motivados principalmente pela leitura de uma resenha nossa. Outros quase 30% declararam que estavam planejando (8%) ou que sentiram vontade de visitar (20%). Estes resultados demonstram o grau de influência positiva que o blog exerce sobre os leitores. Acreditamos que isto é fruto do confiança que eles sentem em relação às informações obtidas no blog.

- Você JÁ DEIXOU DE VISITAR um (ou mais) estabelecimento(s) desmotivado PRINCIPALMENTE pela leitura de uma resenha do blog?

2º Pesquisa de Opinião sobre o Mastigando em Salvador: Já deixou de visitar algum local após a leitura no blog?

Quase 34% dos participantes declararam que deixaram de visitar algum estabelecimento desmotivados principalmente pela leitura de uma resenha do blog. Este percentual aumentou muito em relação à 1ª Pesquisa de Opinião, na qual este percentual era de apenas 9%. Isso mostra que o grau de influência negativa do blog, embora ainda baixo, aumentou consideravelmente, o que nos deixa um pouco preocupados, pois a nossa intenção não é a de manchar a imagem de nenhum estabelecimento, ainda que a nossa opinião sobre ele seja ruim.

- Quando publicamos um publieditorial, você acha que a opinião expressa no post é:

2º Pesquisa de Opinião sobre o Mastigando em Salvador: Imparcialidade dos posts publicitários

Aproximadamente 82% dos participantes consideram que os nossos publieditoriais são totalmente imparciais (a opinião publicada não sofre nenhuma influencia pelo fato de a visita ter sido feita a convite - 36%) ou moderadamente imparciais (boa parte do que é publicado corresponde à realidade, mas alguns pontos negativos podem ter sido relevados ou atenuados - 46%). Apenas 1 participante (0,25%) julgou que este tipo de post seria totalmente parcial. Esses resultados ratificam a confiança dos leitores nas nossas opiniões, mesmo quando se tratam de posts patrocinados.

A verdade é que os publieditoriais feitos pelo Mastigando em Salvador são totalmente imparciais (muito embora seja totalmente compreensível que a maioria imagine que eles são moderadamente imparciais). Este fato, inclusive, é informado antes de fazermos a nossa visita (fato que já gerou algumas desistências por parte de estabelecimentos que nos convidaram). No entanto, como o estabelecimento sabe que a nossa visita será feita (quando e por quem), é possível preparar os melhores pratos, fazer o atendimento da melhor maneira etc., o que pode influenciar positivamente na nossa avaliação. Até mesmo por isso, todos os nossos publieditoriais são devidamente identificados ao final da resenha, além de receberem a tag "Publieditorial".

- Qual a sua avaliação a respeito das seguintes características do Mastigando em Salvador:

Nome do blog:

2º Pesquisa de Opinião sobre o Mastigando em Salvador: Avaliação sobre o nome do blog

Praticamente 98% dos participantes consideram o nome do blog Excelente (74%) ou Bom (24%). Destacamos o enorme percentual de leitores que consideraram o nosso nome Excelente. Considerando que ele surgiu de uma brincadeira despretensiosa, é um resultado extremamente satisfatório!

Lay-out do blog:

2º Pesquisa de Opinião sobre o Mastigando em Salvador: Avaliação sobre o lay-out do blog

85% dos participantes classificam o lay-out como Excelente (30%) ou Bom (54%). Este resultado nos surpreendeu um pouco. Primeiro por que vários leitores citaram textualmente este ponto como uma das características ruins no campo destinado às críticas e sugestões e, segundo, porque nós mesmos avaliávamos que o blog realmente merecia um visual melhor, mais moderno e profissional. Por isso, fizemos uma grande alteração no lay-out no último dia 13, e esperamos que o resultado tenha agradado! 

Periodicidade dos posts:

2º Pesquisa de Opinião sobre o Mastigando em Salvador: Avaliação sobre a periodicidade dos posts

Aproximadamente 90% dos participantes entendem que a periodicidade de publicações é Excelente (30%) ou Boa (61%). Temos nos concentrado em postar publicações a cada três dias, que é um número que consideramos bastante adequado.
Muitos leitores pontuaram a sua vontade de que os nossos posts fossem mais frequentes, o que nos deixa muito satisfeitos, pois significa que eles gostam bastante de ler as nossas aventuras gastronômicas! No entanto, é preciso considerar que temos limitações orçamentárias e de tempo (tanto para sair para mastigar quanto para preparar a resenha), o que, efetivamente, nos impede de aumentar a nossa frequência. Lembramos a todos que temos os nossos empregos formais e só podemos nos dedicar ao blog no período noturno e nos finais de semana.
Por outro lado, exceto no caso de blogs profissionais (que ganham dinheiro com a atividade), nenhum outro blog de aventuras gastronômicas da região tem uma frequência de postagem alta como a nossa! 

Qualidade do texto:

2º Pesquisa de Opinião sobre o Mastigando em Salvador: Avaliação sobre a qualidade dos textos

Na visão de 56% dos participantes, os textos publicados no Mastigando em Salvador são de Excelente qualidade. Somados aos mais de 42% que os consideram de Boa qualidade, chegamos ao empolgante percentual de mais de 98% de participantes que aprovam a qualidade do nosso texto! É muito gratificante saber que o nosso esforço para escrever corretamente e de forma clara, de modo a assegurar uma boa experiência ao leitor, está sendo percebido e aprovado! 

Características dos estabelecimentos abordadas nos posts:

2º Pesquisa de Opinião sobre o Mastigando em Salvador: Avaliação sobre as características dos estabelecimentos avaliadas nos posts

Mais uma vez atingimos um percentual de 98% de participantes que avaliam um aspecto do blog como Excelente (45%) ou Bom (53%). Neste caso, o item avaliado refere-se às características dos estabelecimentos abordadas nos posts. Nós procuramos explorar os principais pontos de cada estabelecimento visitado, para que o leitor possa ter uma clara noção daquilo que encontrará numa visita ao local. Esta preocupação foi pioneira nos blogs do ramo e fez escola!

Qualidade das fotos:
2º Pesquisa de Opinião sobre o Mastigando em Salvador: Avaliação sobre a qualidade das fotos

Pouco menos de 89% dos participantes entendem que a qualidade das nossas fotos é Excelente (47%) ou Boa (42%). Apesar de ser um ótimo resultado, é algo que nos surpreende, pois, embora procuremos tirar as melhores fotos possíveis, temos noção de que o resultado poderia ser bem melhor. As nossas dificuldades estão, principalmente, no fato de que fazemos as nossas visitas sem nos identificar, ou seja, na condição de clientes comuns. Sendo assim, precisamos do máximo de discrição no momento de fazer as fotografias, para não chamar muita atenção. Afinal, quem não acharia estranho ver um "cliente" fotografando todos os detalhes do seu restaurante? Para piorar, grande parte das nossas visitas são feitas à noite, e esse fato pede a utilização do flash da câmera fotográfica, o que, mais uma vez, chama a atenção das pessoas. Assim, evitamos ao máximo utilizar o flash, e, como resultado, as fotos ficam inevitavelmente escuras.

No início de 2012, investimos num equipamento capaz de registrar melhor as fotos em ambientes pouco iluminados e tomamos outras providências para obter resultados melhores. Na nossa avaliação, tivemos progresso neste campo, mas ainda estamos distantes do ideal.

Quantidade de fotos:

2º Pesquisa de Opinião sobre o Mastigando em Salvador: Avaliação sobre a quantidade de fotos

Mais de 85% dos participantes acham que a quantidade de fotos nos posts é Excelente (38%) ou Boa (48%). Embora seja um percentual bom, poderia ser melhor. Além das dificuldades explicadas no item anterior, queremos dizer que o Mastigando em Salvador é um blog, e não um Fotolog ou Álbum de Fotos. Para nós, as fotos devem ilustrar os posts, mas não devem ser o foco principal, já que trazem muito pouco de conteúdo efetivo. Às vezes um prato muito bonito não está saboroso, e vice-versa. Outras vezes, um local feio e mal arrumado oferece um atendimento primoroso e uma experiência gastronômica ímpar. Estas impressões, as fotos não podem traduzir.

Imparcialidade dos colunistas:

2º Pesquisa de Opinião sobre o Mastigando em Salvador: Avaliação sobre a impacialidade dos colunistas

Mais de 91% dos participantes acreditam que o grau de imparcialidade dos colunistas é Excelente (30%) ou Bom (62%). Uma das nossas maiores preocupações é escrever de forma fiel àquilo que vivenciamos, não importando se o que escrevemos vai agradar ou não o estabelecimento. Como dito anteriormente, mesmo em visitas feitas a convite, informamos previamente que o que será publicado será reflexo daquilo que ocorreu durante a visita. O resultado positivo em relação à avaliação deste item pelos participantes é muito importante para nós. Mas poderia ser melhor, bem melhor. O fato de apenas 30% dos participantes considerar Excelente a nossa imparcialidade e o fato de 9% considerá-la Regular demonstra que ainda podemos aprimorar essa característica, que é tão importante para nós.

- Se o Mastigando em Salvador criasse um perfil no Twitter, você o seguiria?

2º Pesquisa de Opinião sobre o Mastigando em Salvador: Seguiria o blog no Twitter?

Quase 60% dos participantes indicaram que seguiriam o Mastigando em Salvador no Twitter. Boa parte dos que indicaram que não seguiriam, informaram que não o fariam apenas por não fazerem parte desta rede social.

Asim, avaliamos que valeria à pena explorar as possibilidades e potencialidades do Twitter, e criamos uma conta lá: @mastigandossa. Convidamos a todos que se interessarem a nos seguir!

Sugestões, opiniões, críticas e outros:

No campo destinado às sugestões, opiniões, críticas etc., encontramos muitos feed-backs e idéias interessantes! Algumas sugestões serão implantadas e outras estão em estudo. Um terceiro grupo de sugestões não poderá ser implementada por questões técnicas ou simplesmente por não considerarmos um caminho satisfatório a ser seguido. 

Destacamos o percentual relevante de participantes que declararam, textual e voluntariamente, que não existe uma só característica que lhes desagrade no Mastigando em Salvador! Quase 22% deles utilizaram expressões como:

- "Não há nada que eu não goste no blog";
- "Não tenho um só ponto negativo pra apontar no Mastigando";
- "Gosto de TUDO, sem exceção";
- "Eu não consigo notar pontos negativos no seu blog. Está perfeito!";
- "Não tem nada que eu mudaria"; ou
- "Não há nenhuma característica em especial que me desagrade";

Além destes 86 participantes que utilizaram expressões como as citadas acima, uma quantidade muito maior simplesmente não respondeu nada a respeito do que menos gosta no nosso trabalho. Como não ficar contente?

Em resumo, acreditamos que os índices obtidos na pesquisa foram muito satisfatórios. Embora as respostas tenham sido identificadas (já que a pesquisa fez parte de uma Promoção), tivemos o cuidado de solicitar que elas fossem totalmente sinceras e verdadeiras, pois, apenas assim poderemos aprimorar o nosso trabalho. Os resultados obtidos nesta 2ª Pesquisa de Opinião não foram muito diferentes dos da 1ª Pesquisa, apesar de termos tido, agora, um número expressivamente superior de participantes (88 contra 396), o que também demonstra o nosso expressivo crescimento em pouco mais de 14 meses.

Trabalharemos sempre mais e melhor para atender e, por que não, superar as expectativas dos nossos leitores. Estamos sempre à disposição para receber críticas, sugestões e elogios, através do email mastigandoemsalvador@gmail.com. Nem sempre as demandas que recebemos dos leitores podem ser atendidas, mas procuramos nos esforçar para atender a todos!

Um abraço dos Mastigadores

Catarine Heiter e Gustavo Romero

6 comentários:

  1. Vcs são simplesmente viciante!!

    ResponderExcluir
  2. Vocês são os "blogueiros" mais interativos entre as páginas da categoria aqui em Salvador. Isso mostra que se preocupam com a opinião de quem visita e em melhorar,cada vez mais a página.

    Só posso desejar parabéns,de novo! ;)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Yasmin Montanari, obrigado! Você conhece todos, então sabe do que está falando... ;)

      A gente se esforça bastante para fazer um bom trabalho. Mas, sem a participação e o apoio de vocês leitores, nada disso seria possível!

      Excluir
  3. Gostei de ver como esse blog cresceu! Parabéns para a colega Catarine e para o Gustavo! As dicas de vocês já salvaram alguns almoços/jantares! Dou sempre uma espiada, mesmo estando distante. Grande abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ticiana Fróes, bacana! Obrigado por nos apoiar e nos acompanhar!

      Excluir

Os comentários no Mastigando em Salvador são muito bem vindos, mas deverão passar por um processo de moderação prévia. Para conhecer os critérios da moderação, consulte a nossa política de comentários, acessando: http://www.mastigandoemsalvador.com.br/p/politica-para-comentarios.html.

Resumidamente, os comentários que poderão ser rejeitados são aqueles que:

- Estejam fora do contexto do objeto da postagem e/ou do blog;
- Utilizem linguagem ofensiva e/ou incompreensível;
- Contenham injúrias, calúnias ou difamações, a respeito de quem quer que seja;
- Demonstrem claramente a intenção, por parte do autor do comentário, de tumultuar e/ou de desarmonizar o clima do blog;
- Contenham propaganda (spam); ou
- Contenham links externos, salvo quando forem fortemente relacionados ao objeto da postagem.

Os comentários publicados NÃO representem a opinião do blog Mastigando em Salvador e da sua equipe, e todo o seu conteúdo é de responsabilidade exclusiva dos seus respectivos autores. Nós não nos responsabilizamos por eles.

Caso tenha alguma dificuldade em fazer um comentário, verifique se está utilizando o navegador MS Internet Explorer. Alguns leitores tem reportado problemas para comentar utilizando este navegador. Esta situação está fora do nosso controle e não pode ser corrigida por nós.

Tecnologia do Blogger.