24 de mai. de 2011

Rota Astral Bar e Restaurante (Marina Aratu) [gr]

por Gustavo Romero

Era mais uma dessas sextas-feiras em que o cardápio do dia, no refeitório da empresa, estava sem graça. Foi então que um amigo disse: - Preciso ir até a Marina Aratu, dar uma olhada no meu barco. Não quer almoçar por lá? (Chique, hein?) Convite feito, convite aceito, ligamos para lá e fizemos o pedido, para não demorar muito, já que nosso intervalo para o almoço é curto.

Localização e estacionamento

O Rota Astral Bar e Restaurante fica, como já dito, na Marina Aratu, um "estacionamento" para embarcações, distante 15 Km de Salvador, no município de Simões Filho. O acesso, por terra, é um pouco complicado, pois a estrada não é muito bem sinalizada. Chegando lá, é preciso identificar-se na portaria, informando a finalidade da visita. Nada que chegue a preocupar.

Marina Aratu: Entrada
A entrada da Marina Aratu
A Marina é bastante movimentada, mas não foi difícil estacionar.

Ambiente e atendimento

O restaurante funciona numa casa bastante simples. Na parte de dentro, está instalada a cozinha e, no varandão, ficam as mesas. O ambiente é bastante rústico, mas muito agradável. A casa fica num gramado, em frente a uma belíssima árvore e, ao fundo, está o mar, onde as embarcações ficam atracadas.

Rota Astral Bar e Restaurante
Rota Astral Bar e Restaurante
Rota Astral Bar e Restaurante
Rota Astral Bar e Restaurante
Não espere nenhum tipo de luxo: não há uniformidade nem mesmo nas cadeiras; algumas são de madeira, outras de plástico. O restaurante também não tem telefone; é preciso ligar para o celular da simpática D. Nilva, a responsável pelo local. O cardápio (que também serviu para descobrirmos o nome do restaurante, já que não há letreiros ou coisa do gênero) até tem as folhas impressas em computador, mas em algumas partes, informações e preços estão corrigidos a caneta. Faz parte do charme do lugar.

Rota Astral Bar e Restaurante: Cardápio
O cardápio do Rota Astral Bar e Restaurante
No dia em que estivemos lá, existia uma mesa que foi reservada para um grupo grande (algo em torno de 15 pessoas). O atendimento aos demais clientes foi prejudicado. Nitidamente, o garçom estava um pouco confuso, com tantos pedidos. Superado o problema, tudo melhorou, e o atendimento passou a ser muito bom e rápido.

Comida

O cardápio é bastante variado. É possível pedir uma Entrada (Tábua de frios e Bolinhos de Bacalhau ou de Queijo) ou mesmo Petiscos (Camarão a Milanesa, Carne do Sol com Fritas e Frango a Passarinha são algumas das opções). Para o prato principal, o cliente pode escolher entre diversas opções de Carnes, Frangos, Massas, Saladas e Frutos do Mar que, naturalmente, são a especialidade da casa. Praticamente todos os pratos podem ser pedidos em porções individuais ou para duas pessoas.

Nós pedimos um Camarão Ensopado e um Peixe (Cavala) ao Molho de Alcaparras. Os pratos, mesmo em porções individuais são muito bem servidos e apresentados, além de serem saborosíssimos!

Rota Astral: Ensopado de Camarão
O Ensopado de Camarão do Rota Astral

Rota Astral: Peixe ao molho de Alcaparras
O Peixe ao molho de Alcaparras do Rota Astral
Preço

O nosso almoço saiu em torno de R$ 27,00 por pessoa (já incluindo a sobremesa: um picolé para cada um). Não é caro, especialmente se considerarmos que pratos de Frutos do Mar geralmente têm um preço um pouco alto. Penso que a simplicidade do lugar e a (relativa) dificuldade para chegar são fatores que contribuem para que a conta não seja muito salgada.

Um ponto importante: o local não aceita pagamentos em cartão de crédito. Apenas dinheiro ou cheque.

Conclusão

Vale à pena conhecer este restaurante. Quem estiver com vontade de fazer um passeio diferente, pode dar uma passada lá no final de semana (eles funcionam normalmente, mas não custa ligar e confirmar) e comer bem, muito bem!

Serviço

Rota Astral Bar e Restaurante
Via Centro, S/N
CIA - Baia de Aratu
Simões Filho/BA
(71) 3594-7373 - Marina Aratu
(71) 8823-3427 - D. Nilva

4 comentários:

  1. Esse ensopado de camarão parece maravilhoso!!!!

    ResponderExcluir
  2. Esse ambiente tranquilo, fora dos shoppings e restaurantes mais badalados, com ar de interior é o maior atrativo na minha opiniao. São nesses lugares que saem as melhores comidinhas.

    ResponderExcluir
  3. Muito boa sua exposição sobre o local. Conheço, sempre que posso vou lá e vc foi fiel ao que encontra-se lá. Realmente a simplicidade do lugar passa a ser seu maior encanto, um local como foi dito no comentário acima, longe da correria dos grandes centros num local relativamente próximo. Sem contar a comida saborosa, pois de nada adiantaria um local tranquilo se a comida não fosse boa...
    Quem for certamente não ficará desapontado!
    Bonapetite!!

    ResponderExcluir
  4. O lugar é maravilhoso ainda mais esse tempo de natal q está enfeitado, a decoração foi planejada nos mínimos detalhes fazendo do lugar ainda mais lindo e aconchegante, e a comida continua deliciosa o Macarrão com Camarão então é de passar mal de tanto comer... Vale a pena conferir

    ResponderExcluir

Os comentários no Mastigando em Salvador são muito bem vindos, mas deverão passar por um processo de moderação prévia. Para conhecer os critérios da moderação, consulte a nossa política de comentários, acessando: http://www.mastigandoemsalvador.com.br/p/politica-para-comentarios.html.

Resumidamente, os comentários que poderão ser rejeitados são aqueles que:

- Estejam fora do contexto do objeto da postagem e/ou do blog;
- Utilizem linguagem ofensiva e/ou incompreensível;
- Contenham injúrias, calúnias ou difamações, a respeito de quem quer que seja;
- Demonstrem claramente a intenção, por parte do autor do comentário, de tumultuar e/ou de desarmonizar o clima do blog;
- Contenham propaganda (spam); ou
- Contenham links externos, salvo quando forem fortemente relacionados ao objeto da postagem.

Os comentários publicados NÃO representem a opinião do blog Mastigando em Salvador e da sua equipe, e todo o seu conteúdo é de responsabilidade exclusiva dos seus respectivos autores. Nós não nos responsabilizamos por eles.

Caso tenha alguma dificuldade em fazer um comentário, verifique se está utilizando o navegador MS Internet Explorer. Alguns leitores tem reportado problemas para comentar utilizando este navegador. Esta situação está fora do nosso controle e não pode ser corrigida por nós.

Tecnologia do Blogger.