15 de jun. de 2014

Soho Stera [gr]

| por Gustavo Romero |

É ponto pacífico que o Soho é um dos melhores restaurantes japoneses da cidade. No início deste ano nós falamos sobre uma experiência mastigando as opções à la carte no Soho do Shopping Paseo, mas ainda faltava conhecer o "rodízio" oferecido pelo Soho Stera!

Soho Stera
Localização

O Soho Stera funciona na "área nobre" da praça de alimentação do Salvador Shopping, ao lado do Farid Cozinha Árabe e próximo ao Carro de Boi. É uma área que abriga restaurantes mais refinados, que oferecem, cada um, uma área privativa para os clientes, que também não ficam expostos ao barulho e desconforto da praça de alimentação.

Soho Stera: Fachada
A fachada do Soho Stera
Ambiente e atendimento

O restaurante é dividido em duas partes. A primeira fico logo na entrada, e é composta por diversas mesas destinadas aos clientes que optam pelas opções à la carte. O diferencial da casa está na segunda parte, mais ao fundo, onde localiza-se o Bar e uma espécie de ilha retangular, na qual, na parte de dentro, trabalha o sushiman, na parte de fora, fica o balcão e as cadeiras e, entre as duas partes, movimenta-se a esteira que carrega os diversos pratos preparados na parte de dentro e mastigados na parte de fora.

Soho Stera: Bar
O Bar do Soho Stera
Soho Stera: Esteira
A esteira do Soho Stera
Soho Stera: Esteira
A esteira do Soho Stera
O atendimento foi apenas razoável. Logo que cheguei ao local, fiquei folheando o cardápio que existe na entrada e, diferentemente de todos os outros restaurantes do local (sim, eu já testei!), nenhum garçom veio fazer o atendimento. Resolvi entrar e ainda levei uns 30 segundos para, finalmente, ser abordado pelo maître, que, secamente respondeu à minha pergunta ("Boa noite, como é o esquema da esteira?") com um "Você come tudo o que quiser por um preço fixo". Boa noite para você também, maître.

Comida e preço

O cardápio que foi examinado por mim traz boa diversidade de opções, mas, como estava interessado no "rodízio", admito que acabei não prestando muita atenção a ele. No passado, existia uma opção de escolher os itens da esteira pela cor do prato, pagando um determinado valor, que variava conforme a cor escolhida, mas, a julgar pela resposta que o maître me deu logo na chegada, esta opção não está mais disponível, talvez por não ser muito vantajosa. Agora, vale mesmo o tal do "Você come tudo o que quiser por um preço fixo", que é R$ 69,00 (mais a taxa de serviço, que tenho minhas dúvidas se é justa, uma vez que a atuação dos garçons é reduzidíssima).

Existem vantagens e desvantagens da esteira em relação aos rodízios tradicionais. Comecemos pelas vantagens. Não é necessário esperar pelos pratos nem fazer o pedido ao garçom, pois eles estão ali na sua frente, sem parar, a todo momento. Cada prato traz uma porção bem reduzida, o que permite que seja possível mastigar de tudo um pouco e, mais para a frente, concentrar-se naquilo o que estiver mais saboroso. Outra vantagem é a proximidade com o sushiman, permitindo que se faça algum pedido de um item que se deseje (e esteja previsto no cardápio do rodízio), mas eu optei não utilizar esta possibilidade, pois queria ver o funcionamento sem a interferência do cliente.

As desvantagens estão no fato de que os clientes que estiverem à sua direita podem acabar "roubando" um item que se estava interessado, fazendo com que seja necessário aguardar até que outro daquele esteja disponível. Outra desvantagem é que itens menos nobres acabam circulando pela ilha, sem proteção ou refrigeração adequadas, por um bom tempo sem serem consumidos, e não ficou claro para mim se, depois de algum tempo, eles são recolhidos ou se permanecem na esteira até que alguém os escolha.

Eu passei aproximadamente 1 hora no restaurante, e observei que as opções servidas na esteira não trazem grandes surpresas nem itens muito elaborados. Não poderiam faltar as diversas variações de Sushis (Hosomakis, Uramakis, Niguiris, Hot Roll etc.), Ceviche, Nirá, Rolinhos, Batata Roasty, Robatas, dentre outros. Por outro lado, durante o tempo que permaneci no local, não encontrei nenhum Sashimi (o que é extremamente lamentável), Temaki, Tempurá e nem mesmo qualquer item preparado com Camarão, que são itens comumente disponíveis em outros rodízios em que já mastiguei.

Soho Stera: Sushi servido na esteira
Sushi servido na esteira do Soho Stera
Soho Stera: Sushi servido na esteira
Sushi servido na esteira do Soho Stera
Soho Stera: Sushi servido na esteira
Sushi servido na esteira do Soho Stera
Soho Stera: Sushi servido na esteira
Sushi servido na esteira do Soho Stera
Soho Stera: Hot Roll servido na esteira
Hot Roll servido na esteira do Soho Stera
Soho Stera: Niguiri servido na esteira
Niguiri servido na esteira do Soho Stera
Soho Stera: Ceviche servido na esteira
Ceviche servido na esteira do Soho Stera
Soho Stera: Rolinho de Salmão servido na esteira
Rolinho de Salmão servido na esteira do Soho Stera
Soho Stera: Batata Roasty servido na esteira
Batata Roasty servida na esteira do Soho Stera
Soho Stera: Filé com Shimeji servido na esteira
File com Shimeji servido na esteira do Soho Stera

Soho Stera: Nirá com Lula servido na esteira
Nirá com Lula servida na esteira do Soho Stera
Soho Stera: Brócolis servido na esteira
Brócolis servido na esteira do Soho Stera
O produtos estavam saborosos e fresquinhos, tendo agradado o meu paladar, com exceção da Batata Roasty, que estava insossa e fria (eu gosto dela quentinha). Mas também não chegaram a arrancar suspiros, a ponto de me fazer desejar retornar mais vezes ao local.

A esteira também oferece algumas opções de Sobremesas, como Doce de Leite com Coco, Rolinho de Goiabada e Sorvete de Creme, muito bons.

Soho Stera: Doce de Leite com Coco servido na esteira
Doce de Leite com Coco servido na esteira do Soho Stera
Soho Stera: Rolinho com Goiabada servido na esteira
Rolinho de Goiabada servido na esteira do Soho Stera
Soho Stera: Sorvete de Creme servido na esteira
Sorvete de Creme servido na esteira do Soho Stera
Conclusão

O que tornou essa experiência morna foi, principalmente, a expectativa criada a partir do nome "Soho"; a expectativa criada a partir do "melhor restaurante japonês da cidade". É claro que a comida estava saborosa, mas, em comparação com outros rodízios da cidade, o que encontrei foi um preço sensivelmente mais alto, comida tão saborosa quanto e menor variedade. Dentro dessa lógica, a conclusão a que chego é que não valeu à pena.

Serviço

Soho Stera
Salvador Shopping - Piso L3
(71) 3032-6208

4 comentários:

  1. O Soho Stera tem o pior custo-benefício dos rodízios japoneses de Salvador. A comida não chega a ser horrível, mas pelo preço - e pela marca -, esperava mais. A pouca escolha de opções e o atendimento terrível pioram a experiência. A comida à la carte do restaurante no Bahia Marina é infinitamente melhor. O Yohei continua sendo uma opção muito melhor...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ciro, nós chegamos a uma conclusão bem parecida com a sua!

      Excluir
  2. Gostaria de saber se o Soho da Bahia Marina também oferece rodízio.

    Abçs!!!

    ResponderExcluir

Os comentários no Mastigando em Salvador são muito bem vindos, mas deverão passar por um processo de moderação prévia. Para conhecer os critérios da moderação, consulte a nossa política de comentários, acessando: http://www.mastigandoemsalvador.com.br/p/politica-para-comentarios.html.

Resumidamente, os comentários que poderão ser rejeitados são aqueles que:

- Estejam fora do contexto do objeto da postagem e/ou do blog;
- Utilizem linguagem ofensiva e/ou incompreensível;
- Contenham injúrias, calúnias ou difamações, a respeito de quem quer que seja;
- Demonstrem claramente a intenção, por parte do autor do comentário, de tumultuar e/ou de desarmonizar o clima do blog;
- Contenham propaganda (spam); ou
- Contenham links externos, salvo quando forem fortemente relacionados ao objeto da postagem.

Os comentários publicados NÃO representem a opinião do blog Mastigando em Salvador e da sua equipe, e todo o seu conteúdo é de responsabilidade exclusiva dos seus respectivos autores. Nós não nos responsabilizamos por eles.

Caso tenha alguma dificuldade em fazer um comentário, verifique se está utilizando o navegador MS Internet Explorer. Alguns leitores tem reportado problemas para comentar utilizando este navegador. Esta situação está fora do nosso controle e não pode ser corrigida por nós.

Tecnologia do Blogger.